O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.
No discurso que proferiu depois de ser eleito, Ferro Rodrigues defendeu que a “história de compromissos e convergências” tem “forçosamente de se repetir” no tempo atual em que “nenhuma força teve maioria absoluta” e a responsabilidade de todos “é acrescida”.
“A nossa história de compromissos e convergências tem forçosamente de se repetir neste tempo novo em que nenhuma força teve maioria absoluta. Neste contexto, a responsabilidade de todos os grupos parlamentares é acrescida”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues no discurso que proferiu após ser eleito presidente do parlamento.
O socialista que ocupa agora o segundo lugar na hierarquia do Estado argumentou que “assim como não há deputados de primeira e segunda, também não há grupos parlamentares de primeira e de segunda, coligações aceitáveis e outras banidas” e exigiu respeito pela “soberania da Assembleia da República”.
Pela primeira vez, o presidente da Assembleia da República não é do partido que venceu as eleições e elegeu mais deputados. Os resultados foram anunciados pelo deputado socialista Alberto Martins, na qualidade de presidente interino da Assembleia, cargo que exerceu nesta primeira reunião plenária a convite do PSD.
Ferro Rodrigues vai assim ocupar o lugar deixado por Assunção Esteves.
ZAP / Lusa
dahaaaaaaa