Sócrates tem direito a violar a lei para se defender

11

blogplanalto / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

José Sócrates “está no direito de se defender, mesmo que violando algumas normas”. Quem o diz é o antigo ministro da Justiça do PS Vera Jardim.

Durante a sua participação habitual no programa “Falar Claro” da Rádio Renascença, na segunda-feira à noite, Vera Jardim defendeu a posição de José Sócrates em responder às perguntas que lhe foram endereçadas pela TVI.

Sócrates pode perder regalias na prisão por desobediência

Vera Jardim notou que José Sócrates está “no direito de se defender, mesmo que tivesse que violar algumas normas, regulamentos, seja o que for, porque o interesse que está aqui em causa é mais forte e mais nobre“.

“Há estados de emergência, de necessidade de defesa das pessoas” que lhes devem permitir violar a Lei “porque os deveres legais cessam também perante outros direitos das pessoas: o direito ao bom nome, à reputação e a defender-se”, considerou ainda Vera Jardim.

O antigo ministro da Justiça nota ainda que José Sócrates tem direito a defender-se “com armas aproximadas daqueles que o atacam”, “no sentido de se exprimir publicamente sobre os ataques de que tem sido alvo”, referiu.

Também comentador habitual do programa da Renascença, Morais Sarmento notou, por seu lado, que, com a entrevista à TVI, José Sócrates procurou “criar um segundo combate dentro do processo“, de forma a desviar as atenções dos “actos irregulares que possa alegadamente ter cometido”. “Ficamos aqui num combate de liberdades fundamentais, direito de defesa que é o combate que ele quer”, constatou o antigo ministro do PSD.

SV, ZAP

11 Comments

  1. Este Vera Jardim é um triste exemplo de um ex ministro da Justiça – em vez de defender a legalidade ou estar calado defendo o “artista” em questão.
    será que querem fazer de parvos os portugueses?
    Deixem a justiça seguir o seu caminho e apurar os factos ou será que esses xuxas têm receio de outros serem apanhados? Parece que sim….

  2. Eu nunca gostei de xuxas pelo menos daquelas convencionais, pois já naquela època preferia um bom medronho ao invés daquelas chupetas de pano com açucar no interior para acalmar os cachopos.
    Mas ainda gosto menos de idiotas proto-ditadores em quem não esta de acordo com eles deve ser fuzilado, e depois talvez seja interessante fazer o rácio de todos os politicos investigados, condenados e indicidos por corrupção e até assassinio quantos são da direita e da esquerda

  3. Este Sr. Vera Jardim não vem dizer nada que os portugueses não soubessem já. Afinal na opinião deste Sr., Jose Socrates pode violar a Lei; mas foi o que ele sempre fez e com o estatuto de intocavel veja-se todos esses casos de corrupção em que com a benção do Sr. Pinto Monteiro o Socrates estava acima de tudo e de todos e gozou de total impunidade. Todos viam o rumo suicida que o pais estava a seguir mas ninguém se atrevia a apontar as suas falhas! Como ex. veja-se o que aconteceu à Manuela Moura Guedes.
    Deus queira que a Justiça tenha coragem para continuar com a limpeza de todo este lixo social que aos poucos vai matando os poucos portugueses que ainda pugnam pela honestidade.

  4. Seguindo os conselhos de Vera Jardim, queria deixar aqui uma mensagem de conforto aos corruptos deste país, naturalmente que podem continuar a violar a lei como já faziam antes, ninguém leva a mal. E o meu apreço pelos defensores dos corruptos deste país ao manifestarem a sua solidariedade a um colega. Naturalmente ninguém leva a mal e toda a gente compreende os motivos.

  5. O Costa
    Essa de trazer aqui a Manela como exemplo, foi forte, vê-se bem que não sabes do que estás a falar, sorte a tua não foste um dos que foi atropelado para que ela conseguisse o que queria.
    deviam ter mais cuidado com a lingua

  6. Já agora !! Não faltava mais nada. Olhem se a moda pega !!! Todo o mundo que está preso e que se diz inocente fica no direito imdiato de afrontar as leis. Mas este Sr. foi mesmo MInistro da Justiça ? Lá porque foi 1º MInistro onde pôs e dispôs, pensando estar acima das Leis, agora pode continuar como se fosse um cidadão diferente dos demais. Não digo que não se defenda, mas para isso siga o processo normal. Aliás quem tem falado, eventalmente demais concordo, são os meios de difusão massiva e não os órgãos judiciais, por isso estes não podem nem devem, ser jamais penalizados.

  7. Não deixa de ser estranho a procissão que a classe politica faz a Évora para visitar JS e esquecem-se de visitar ou mesmo fazer uma referencia ao grande amigo de JS. Que por sinal também esta na mesma cadeia.
    E’ como um crente ir de peregrinação ate Fátima apenas para visitar o padre de serviço.
    Estranho!
    Para mim já não e’ estranho um politico dizer que visita JS por amizade.
    Não politica não há amizades. Apenas sacanice.

  8. Julgo que qualquer ser humano que tenha cometido seja o maior crime , rem direito à sua defesa como diz o ditado até provar o contrario é inocente, o que me admira nesta triste justiça Portuguesa é o problema de Sócrates se defender, não sou seu defensor mas se há provas apresentem julguem-no não o condenem por se defender é acusação mais hipócrita sem fundamento que aos olhos dos Portugueses só demonstra que esta nossa triste justiça como já sabemos não tem pés para andar e começam a surgir as duvidas não será tudo uma cabala politica para deitar abaixo o PS nas próximas eleições. Que me lembre nunca vi tanto burburinho à volta de uma pessoa apenas por se defender, será que defender também é crime, então passamos a condenar toda gente sem direito a defesa, esta situação nem nos tempos da PID me lembro de acontecer, não me admira com governos PSD pretendam trazer uma nova pior PID, infelizmente o povo tem o que merece foi quem lá os colocou.

  9. Verdadeiramente lamentável. Se houvesse dúvidas, estaria explicado o porquê da impunidade com que tantos praticaram tantos atos de corrupção e outras fraudes. Com ministros da justiça como este…

  10. Deixe lá de envolver os Portugueses, fale por si . Sócrates tem direito a defender-se como todo o cidadão . Deveriam ser presos todos aqueles que desde sempre, inventaram os maiores horrores e mentiras a seu respeito .

  11. O Sr. Sócrates não é mais que os outros (diga-se: normais cidadãos). Não acredito em cabalas políticas. É que se fosse só um caso em que ele é considerado suspeito, mas são muitos mais outros casos também. Só o tempo dirá, mas muito sinceramente, este senhor me desperta muitas dúvidas, mesmo quando era primeiro ministro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.