“Marta Temido está-se nas tintas para o que se passa em Portugal”

23

Mário Cruz / Lusa

Isabel Galriça Neto e André Silva consideram que o planeamento do Ministério da Saúde não está a resultar: “Não é admissível”, atira André Silva.

O número de casos de COVID-19 em Portugal tem aumentado substancialmente nas últimas semanas.

Desde Abril, após o fim o uso obrigatório de máscaras na maioria dos espaços – que coincidiu com a semana a seguir à Páscoa – tem-se registado uma subida considerável e já há mesmo recordes, entre as pessoas mais velhas.

Como consequência, a afluência aos hospitais também subiu e há médicos a pedir recuo no alívio de restrições, sugerindo o regresso da máscara. Outros especialistas pedem o regresso dos testes rápidos gratuitos, medida que foi suspensa no dia 1 de Maio.

Nesta quarta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, rejeitou esses dois regressos imediatos, apostando na ajuda aos doentes através da linha SNS24 – que, admitiu, tem tido “constrangimentos”.

“Percebo que isso dificulte a expectativa das pessoas no acesso à linha, mas recordo que temos introduzido melhorias”, comentou a ministra, em conversa com jornalistas.

Isabel Galriça Neto considera que o Ministério liderado por Temido nunca teve um planeamento para responder à pandemia: “É preciso sobretudo – embora eu não acredite nisso, infelizmente – que haja planeamento por parte do Ministério da Saúde, algo que não tem existido ao longo da pandemia. E está à vista de todos a falta de respostas, o mau planeamento”.

“Quando é que Marta Temido, de uma vez por todas, vai efectivamente mostrar que está preocupada com a saúde dos portugueses?”, questionou a ex-deputada do CDS (e médica), na rádio TSF.

Isabel Galriça Neto acha que Marta Temido não está minimamente preocupada com o estado da saúde em Portugal: “Aquilo que esta ministra está a mostrar – desculpem a expressão, mas vou ser tão didáctica quanto é o estado das coisas que vejo na saúde – é que se está nas tintas para o que se passa com os profissionais de saúde e para o que se passa com os doentes”.

No mesmo programa, André Silva, antigo líder do PAN, insistiu nas “falhas de planeamento e de serviço” do Ministério da Saúde, que originam mais pressão e a interrupção de outras actividades hospitalares: “Isso, nesta fase da pandemia, não deveria ocorrer, não é admissível“.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

23 Comments

  1. Tinha que ser uma beata do CDS… foram contra a criação do SNS e tudo fazem para o prejudicar e ainda tem a lata de falar…

  2. Um dos países mais vacinados e, ao mesmo tempo, com maior infecção e doentes neste momento…
    Também foi dos países que mais uso máscara e até mais tarde.
    O que se pode concluir daqui ? Que a vacina funciona?

    • Portugal tem quase todos vacinados porque nos outros países grande parte não se quis vacinar e sobraram vacinas. Talvez a imunidade natural seja melhor que a proporcionada pela vacina.

      • Todos vacinados, deves estar a sonhar, a vacina não protege nem cura so complica apanhas o vírus igualmente.

      • “Portugal tem quase todos vacinados porque nos outros países grande parte não se quis vacinar e sobraram vacinas.”
        De onde é que saem estas teorias que os alucinados espalham?…

    • Então mas o senhor acha que se resolve uma pandemia administrando duas ou três vacinas a cada cidadão? São necessárias doses de reforço para proteger eficazmente as pessoas e para que se mantenham os níveis de imunidade. Obviamente temos de adquirir muitas mais vacinas para atingir esse objetivo. Se não fossem as vacinas garantidamente teríamos um número de mortes insuportável para este país. Seria o colapso total de Portugal e do resto do mundo. Dê graças à ciência e às empresas farmacêuticas que conseguiram salvar a humanidade.

      • João Brazão tu és com certeza do Lobby do Bill Gates, tudo gente que é altamente habilitado cientificamente!!!
        Acaba lá com essas asneiras de uma vez por todas, isso é altamente perigoso. As vacinas não têm, para já, qualquer garantia, eu disse GARANTIA, cientifica, os próprios laboratórios não assumem resultados fidedignos antes de 2026 e alguns bem depois disso.
        Para ti era dar vacinas umas atrás das outras até tudo dasaparecer, Deus nos acuda com “cientistas” destes.

    • Neste momento já somos novamente os piores do mundo. O que anda a fazer esta palhaça chamada ministra? É o que faz meterem gente acriançada a governar.

  3. Talvez se esteja nas “tintas” a Sra . Ministra !……. mas un enorme numero de Cidadãos , esses sim estão-se completamente nas “Tintas” quanto a utilização dos meios mais básicos de proteção individual em situações especificas . É uma Irresponsabilidade generalizada , isso SIM !

  4. João Brazão tu és com certeza do Lobby do Bill Gates, tudo gente que é altamente habilitado cientificamente!!!
    Acaba lá com essas asneiras de uma vez por todas, isso é altamente perigoso. As vacinas não têm, para já, qualquer garantia, eu disse GARANTIA, cientifica, os próprios laboratórios não assumem resultados fidedignos antes de 2026 e alguns bem depois disso.
    Para ti era dar vacinas umas atrás das outras até tudo dasaparecer, Deus nos acuda com “cientistas” destes.

  5. este André silva é conhecido ? tem alguma obra para mostrar, é alguém credível ? ou será daquela gente que atras dos arbustos boicota os serviços, daqueles que criticam mascaras quando se anda de mascara para depois defender o uso da mascara, criticam ajuntamentos para depois criticar liberdade em ajuntamentos, pressionam para não usar mascaras para depois achar que nas escolas se deve usar mascas, desconheço este andré, no entanto conheço que Senhora Ministra ainda á pouco se sujeitou ao voto popular e ganhou.
    Este andré não será daqueles que nas TVI,SIC, CMTV, por incrível que pareça também nas RTPs pressionam as negociatas da industria e comercio de saúde

  6. Por q diabo é que o título do artigo é a conversa ressabiada da D. Isabel Galriça? A Marta Temido está-se nas tintas? ou isso é uma mera opinião, muito pouco partilhada pelo povo, que a qualifica como a melhor ministra do governo? Porcaria de jornaleco!

  7. Sim a marta é uma Barbie sem merito. Ratos os ministros xuxas que prestam e esta marta é completamente incompetente a tb amalucada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.