A multinacional do sector das telecomunicações Altice, que detém a portuguesa Cabovisão, ofereceu 7.025 milhões de euros para a compra dos activos da Portugal Telecom (PT) fora de África, anunciou a empresa em comunicado.
Se a oferta da francesa Altice à brasileira Oi for aceite, a venda firma o fim da operação de fusão em curso entre a Portugal Telecom e a Oi, que tem como objectivo criar um gigante das telecomunicações no mercado lusófono.
A proposta da Altice deixa de fora os interesses da Portugal Telecom em África, e exclui a dívida da Rio Forte, empresa do grupo Espírito Santo em processo de falência, e veículos financeiros da PT.
O empréstimo de 897 milhões de euros, acordado em Abril pela Portugal Telecom à Rio Forte, semeou a discórdia entre os dois operadores.
A Oi forçou o seu parceiro português a assinar um novo acordo de fusão, ao abrigo do qual o grupo português ficará com a sua participação na futura entidade reduzida dos iniciais 38% para 25,6%.
A oferta da Altice surge na sequência de negociações encetadas em Outubro com a brasileira Oi pela fatia da Portugal Telecom, também cobiçada pelo fundo de investimento britânico Apax Partners.
A Altice detém activos de telecomunicações e cabo em França e nas Caraíbas. Em Portugal detém a Cabovisão e a Oni.
Na sequência da notícia da oferta, as acções da PT abriram a sessão desta segunda-feira a valorizar acima de 9%.
ZAP / Lusa
Fusão PT-Oi
-
22 Julho, 2016 Sócrates diz que novas buscas são pretexto para adiar fim do inquéritoTambém em: Caso José Sócrates
-
2 Maio, 2016 Salgado revela que Zeinal Bava recebeu 8 milhões do “saco azul” do PanamáTambém em: Escândalo Panama Papers
-
4 Setembro, 2015 Encontrado manuscrito sobre a PT no centro da operação Lava JatoTambém em: Corrupção na Petrobras
-
20 Abril, 2015 Bruxelas autoriza aquisição da PT pela Altice
http://direccoes.negocios.pt/post/22481.html