Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, pode ter partilhado, acidentalmente e em direto na televisão, os planos de invasão russa na Ucrânia.
O jornalista bielorrusso Tadeusz Giczan partilhou, no Twitter, um pequeno vídeo no qual é possível ver Alexander Lukashenko a apontar para um mapa da Ucrânia segmentado em quatro partes, noticia o Business Insider.
“Parece ser um verdadeiro mapa de invasão“, escreveu Giczan. O Presidente da Bielorrússia apresentou o mapa durante uma reunião do conselho de segurança do país.
Segundo alguns meios de comunicação social, os alvos militares e a ordem pela qual as cidades ucranianas estão a ser atacadas parecem coincidir com o mapa, que mostra as instalações militares ucranianas destruídas por mísseis lançados a partir da Bielorrússia, assim como o sentido e a direção dos ataques russos.
At today’s security council meeting, Lukashenko showed what looks like an actual invasion map. It shows Ukraine military facilities destroyed by missiles from Belarus, attacks directions (everything agrees except Odessa-Transnistria). Also, Ukraine is divided into 4 sectors. pic.twitter.com/ueqBIFUbyM
— Tadeusz Giczan 🇺🇦 (@TadeuszGiczan) March 1, 2022
O mapa reflete também a incursão da Rússia no norte da Ucrânia em direção a Kiev e desde a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, à cidade de Kherson, que terá sido capturada pela Rússia esta quarta-feira.
O que se mantém incerto, e ao mesmo tempo perturbador, é se a informação contida no mapa que ainda não se materializou é real ou não.
O vídeo de Lukashenko revela um ataque na cidade portuária ucraniana de Odessa em direção à Moldávia, um antigo país soviético no radar do Kremlin. Lá existe um pequeno enclave, a Transnístria, apoiado pelo Kremlin e onde a Rússia tem destacado tropas permanentemente.
Se for verdade, as revelações do mapa sugerem que Moscovo planeia enviar militares para este pequeno país de três milhões de pessoas nos próximos dias.
O Parlamento ucraniano anunciou, na terça-feira, que as tropas bielorrussas tinham entrado na região de Chernihiv, no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. A informação foi confirmada por Vitaliy Kyrylov, porta-voz das Forças de Defesa do Território Norte da Ucrânia.
Lukashenko, conhecido como “o último ditador da Europa”, está no poder desde 1994.
A Bielorrússia desempenha um papel importante nesta guerra, uma vez que foi a partir do seu território que o Ministério da Defesa da Rússia lançou parte das suas tropas para invadir a Ucrânia.
Mas segundo ele não estão a atacar a partir da bielarussia, enfim as mentiras partilhadas pela russia por um fantoche de putin!