Presidente da República também aceitou exonerar o almirante Mendes Calado, atual chefe do Estado-Maior da Armada.
Depois da indicação do Conselho de Ministros, reunido esta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa não demorou a confirmar Henrique Gouveia e Melo como o próximo chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). A tomada de posse terá lugar no dia 27 de dezembro, próxima segunda-feira.
“Sob proposta do Governo, com parecer favorável do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e após audição do Conselho do Almirantado, o Presidente da República vai nomear chefe do Estado-Maior da Armada o senhor vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República. Marcelo Rebelo Rebelo de Sousa afirmou ainda irá proceder à promoção de Gouveia e Melo “ao posto de almirante“.
Juntamente com a nomeação de Gouveia e Melo, o Presidente da República também aceitou exonerar o atual CEMA, o almirante Mendes Calado, face a “um novo ciclo político e funcional”.
“O Presidente da República agradece e louva o muito qualificado desempenho do senhor almirante chefe do Estado-Maior da Armada, aliás, no quadro de uma carreira brilhante, e condecora-o com a Grão-Cruz da Ordem de Cristo”, diz ainda a nota presidencial.