/

Medina com 24 pontos de vantagem sobre Moedas

2

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa ganha a corrida autárquica com maioria absoluta, de acordo com a segunda parte da sondagem da Aximage para JN/DN/TSF.

De acordo com a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e rádio TSF, a um mês das eleições autárquicas, o socialista Fernando Medina chega aos 51% das intenções de voto, quase o dobro das do social-democrata Carlos Moedas (27%).

O comunista João Ferreira surge no terceiro lugar, com 9%, seguindo-se a bloquista Beatriz Gomes Dias, com 4%. O candidato do Chega, Nuno Graciano, e da Iniciativa Liberal, Bruno Horta Leal, têm ambos cerca de 2%. Os restantes cinco candidatos não conseguem mais do que escassas décimas.

Tal como recorda o DN, o atual autarca lisboeta somaria mais nove pontos do que o resultado conseguido nas eleições de 2017, enquanto o ex-comissário europeu teria menos cinco pontos do que a soma das candidatas do CDS e do PSD há quatro anos.

No entanto, há um fator de incerteza que pode ser decisivo nas eleições que se avizinham. Durante o período em que decorreu o trabalho de campo desta sondagem (14 a 21 de agosto), 28% dos lisboetas disseram ainda não saber em quem vão votar.

No sábado, recorde-se, a primeira parte desta sondagem já tinha mostrado que Medina reunia um potencial de voto de 67%, enquanto Moedas 47%. Além disso, mesmo com a polémica sobre o envio de dados de manifestantes para a embaixada russa (59% admitem que o caso teve um impacto negativo), a avaliação ao último mandato do socialista teve mesmo assim saldo positivo: 42% mostraram-se satisfeitos, enquanto 23% deram nota negativa.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.