/

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em “provocação”

5

Aden Hsu / AFP

Avião militar dos EUA transporta vacinas para Taiwan

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é uma “grande provocação”.

Uma delegação de senadores dos EUA visitou Taiwan na manhã de domingo para anunciar a doação de 750.000 doses de vacinas contra a covid-19.

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, classificou a doação norte-americana como uma “chuva oportuna” para a ilha, que vacinou apenas 3% da sua população e no sábado registou o maior número de mortes diárias por covid-19.

“Foi fundamental que Taiwan fosse incluído no primeiro grupo a receber as vacinas, porque reconhecemos a sua necessidade urgente e valorizamos esta parceria”, referiu a senadora Tammy Duckworth durante a visita.

Segundo a CNN, a doação provavelmente irá fazer Pequim revirar os olhos, já que anteriormente criticou a recusa de Taiwan de aceitar a sua oferta de vacinas chinesas.

Por sua vez, Taipei acusou a China de bloquear os seus esforços para comprar vacinas internacionalmente em vez de tentar ajudar.

No seu discurso de boas-vindas aos visitantes dos EUA, o ministro das Relações Externas de Taiwan, Joseph Wu, voltou a criticar Pequim indiretamente. “Enquanto estamos a fazer o nosso melhor para importar vacinas, devemos superar os obstáculos para garantir que esses medicamentos que salvam vidas sejam entregues sem problemas”, afirmou.

No entanto, o que poderá causar uma crescente tensão nas relações entre a China e os EUA é o facto de o país ter usado um avião militar para transportar as vacinas para a ilha.

A presença de um avião de transporte militar, capaz de transportar tropas e carga – incluindo artilharia, tanques e helicópteros – deverá provocar uma resposta contundente de Pequim, escreve a CNN.

Neste sentido, o jornal estatal Global Times já criticou a escolha incomum da aeronave.

Numa reportagem, o jornal citou Lv Xiang, um especialista em relações internacionais com ligações ao governo, referindo que a visita foi “a provocação mais séria” dos EUA desde que Joe Biden assumiu o cargo.

Anteriormente, a media estatal chinesa já tinha ameaçado impor-se contra a presença de aeronaves militares dos EUA em Taiwan.

Os EUA mantêm uma presença naval ativa no Mar do Sul da China e fortes relações com a região, mostrando preocupação com a presença crescente da China, particularmente pelo seu impacto sobre a segurança e a influência política sobre democracias frágeis.

Ana Isabel Moura, ZAP //

5 Comments

  1. Falta explicar o porquê desta tensão. Ora bem. Eu explico. A China quer anexar a Tailândia pela sua importância geoestratégica. Têm inclusivamente atacado barcos de pesca tailandeses, factos aparentemente sem importância pois não são noticiados. Esta semana a Forbes noticiou-se que os EUA se preparam para a guerra, e coloca a hipótese de uma 3a guerra mundial, nuclear, mas isso parece também não ter grande importância. A postura imperialista da China ameaça a estabilidade mundial, para além de terem criado esta grande trapalhada com o vírus que escapou do laboratório, cujas evidências se amontoam, mas isso parece também não ter importância. Sabiam que a Barbie vai dar uma bolsa de estudo a uma rapariga nas engenharias para combater a desigualdade?

    • Ó JR… começaste aí cheio de ego, mas falhaste no essencial. Acho que ainda não existe qualquer vontade demonstrada publicamente de que a China pretende anexar a Tailândia!!!!!!! E também não tenho visto notícias de ataques a barcos de pesca tailandeses!!!! Isso anda aí tudo um bocado baralhado.

  2. Estes comunas de olhos em bico não prestam até fazerem caca da grossa. Os nossos comunas não se pronunciam? São a favor? Gostava de saber…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.