/

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem “perigosos”

1

Piyal Adhikary / EPA

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os.

De acordo com os dados do Google Trends, “Como fazer oxigénio em casa” tornou-se uma tendência de pesquisa a partir do dia 18 de abril. Face à catástrofe sanitária vivida no país, vários jovens indianos começaram a publicar as suas próprias dicas para produzir oxigénio em casa com segurança, através de vídeos explicativos sobre o processo de purificação.

Neles, os jovens criaram dispositivos que fornecem oxigénio, usando produtos químicos facilmente disponíveis ou criando o gás a partir da água através da eletrólise, um processo químico ensinado nas escolas.

O YouTube removeu os vídeos no início desta semana, sob a alegação de que são “perigosos”. Um especialista ouvido pela Vice admite, no entanto, que o risco deste último método é mínimo.

Rahul Soni, um jovem de 20 anos estudante de engenharia, explicou que demorou cerca de dez minutos para fazer oxigénio usando a eletrólise. Só necessitou de um recipiente plástico, uma bateria ligada a uma fonte de corrente contínua e aço inoxidável.

O vídeo que partilhou na plataforma arrecadou mais de 800 mil visualizações e o jovem recebeu várias mensagens de pessoas desesperadas que não conseguiam encontrar uma cama de hospital com oxigénio.

O jovem indiano teve o cuidado de adicionar uma isenção de responsabilidade ao vídeo, que avisava que Soni era um engenheiro, não um médico, e que todos aqueles que tentassem testar o método faziam-no sob sua própria conta e risco.

Mesmo assim, o YouTube eliminou o tutorial – assim como outros tantos que mostravam como fazer oxigénio em casa.

Prabhat Mishra – Technical PM no YouTube – é outro jovem, de apenas 16 anos, que fez oxigénio em casa usando o método do peróxido de hidrogénio e do permanganato de potássio, um método que também aprendeu na escola.

O seu dispositivo não foi feito para usar diretamente em pacientes com dificuldades respiratórias, mas elaborado com o objetivo de libertar oxigénio atmosférico em áreas que usam concentradores. “Onde houver um concentrador, que purifique o ar e produza oxigénio, podemos usar esse dispositivo”, avisou.

O seu vídeo não foi removido da plataforma, apesar de alguns especialistas alertarem para o facto de estes dispositivos concentradores feitos artesanalmente poderem causar uma explosão se não forem feitos corretamente.

Uma análise da Vice confirmou que vídeos semelhantes, feitos fora da Índia, permanecem no YouTube.

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia está a preocupar os cidadãos. Alguns pacientes foram forçados a procurar tratamentos alternativos, incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. O YouTube, plataforma da Google, tal como Twitter e Facebook, eliminar vídeos não é novidade. Enquanto entidade com clara agenda política de esquerda, é comum banir vídeos, despromover vídeos através dos algoritmos de busca e banir ou castigar criadores de base conservadora ou de direita no espectro político, em coisas tão básicas como defender que há apenas dois géneros. Estas plataformas, que monopolizam mais de 90% da troca de informações e notícias, gozam do direito divino de decidir o que está correcto, o que é moral e em última instância, o que é permitido. São o novo Big Brother, capazes de influenciar eleições como se viu recentemente, e portanto, deveriam não usufruir de privilégios especiais. Quanto a mim, deveriam ser banidas enquanto tiverem uma agenda política. Da minha parte, boicoto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.