Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem “perigosos”

Piyal Adhikary / EPA

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os.

De acordo com os dados do Google Trends, “Como fazer oxigénio em casa” tornou-se uma tendência de pesquisa a partir do dia 18 de abril. Face à catástrofe sanitária vivida no país, vários jovens indianos começaram a publicar as suas próprias dicas para produzir oxigénio em casa com segurança, através de vídeos explicativos sobre o processo de purificação.

Neles, os jovens criaram dispositivos que fornecem oxigénio, usando produtos químicos facilmente disponíveis ou criando o gás a partir da água através da eletrólise, um processo químico ensinado nas escolas.



O YouTube removeu os vídeos no início desta semana, sob a alegação de que são “perigosos”. Um especialista ouvido pela Vice admite, no entanto, que o risco deste último método é mínimo.

Rahul Soni, um jovem de 20 anos estudante de engenharia, explicou que demorou cerca de dez minutos para fazer oxigénio usando a eletrólise. Só necessitou de um recipiente plástico, uma bateria ligada a uma fonte de corrente contínua e aço inoxidável.

O vídeo que partilhou na plataforma arrecadou mais de 800 mil visualizações e o jovem recebeu várias mensagens de pessoas desesperadas que não conseguiam encontrar uma cama de hospital com oxigénio.

O jovem indiano teve o cuidado de adicionar uma isenção de responsabilidade ao vídeo, que avisava que Soni era um engenheiro, não um médico, e que todos aqueles que tentassem testar o método faziam-no sob sua própria conta e risco.

Mesmo assim, o YouTube eliminou o tutorial – assim como outros tantos que mostravam como fazer oxigénio em casa.

Prabhat Mishra – Technical PM no YouTube – é outro jovem, de apenas 16 anos, que fez oxigénio em casa usando o método do peróxido de hidrogénio e do permanganato de potássio, um método que também aprendeu na escola.

O seu dispositivo não foi feito para usar diretamente em pacientes com dificuldades respiratórias, mas elaborado com o objetivo de libertar oxigénio atmosférico em áreas que usam concentradores. “Onde houver um concentrador, que purifique o ar e produza oxigénio, podemos usar esse dispositivo”, avisou.

O seu vídeo não foi removido da plataforma, apesar de alguns especialistas alertarem para o facto de estes dispositivos concentradores feitos artesanalmente poderem causar uma explosão se não forem feitos corretamente.

Uma análise da Vice confirmou que vídeos semelhantes, feitos fora da Índia, permanecem no YouTube.

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia está a preocupar os cidadãos. Alguns pacientes foram forçados a procurar tratamentos alternativos, incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O YouTube, plataforma da Google, tal como Twitter e Facebook, eliminar vídeos não é novidade. Enquanto entidade com clara agenda política de esquerda, é comum banir vídeos, despromover vídeos através dos algoritmos de busca e banir ou castigar criadores de base conservadora ou de direita no espectro político, em coisas tão básicas como defender que há apenas dois géneros. Estas plataformas, que monopolizam mais de 90% da troca de informações e notícias, gozam do direito divino de decidir o que está correcto, o que é moral e em última instância, o que é permitido. São o novo Big Brother, capazes de influenciar eleições como se viu recentemente, e portanto, deveriam não usufruir de privilégios especiais. Quanto a mim, deveriam ser banidas enquanto tiverem uma agenda política. Da minha parte, boicoto.

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …