Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem “perigosos”

Piyal Adhikary / EPA

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os.

De acordo com os dados do Google Trends, “Como fazer oxigénio em casa” tornou-se uma tendência de pesquisa a partir do dia 18 de abril. Face à catástrofe sanitária vivida no país, vários jovens indianos começaram a publicar as suas próprias dicas para produzir oxigénio em casa com segurança, através de vídeos explicativos sobre o processo de purificação.

Neles, os jovens criaram dispositivos que fornecem oxigénio, usando produtos químicos facilmente disponíveis ou criando o gás a partir da água através da eletrólise, um processo químico ensinado nas escolas.



O YouTube removeu os vídeos no início desta semana, sob a alegação de que são “perigosos”. Um especialista ouvido pela Vice admite, no entanto, que o risco deste último método é mínimo.

Rahul Soni, um jovem de 20 anos estudante de engenharia, explicou que demorou cerca de dez minutos para fazer oxigénio usando a eletrólise. Só necessitou de um recipiente plástico, uma bateria ligada a uma fonte de corrente contínua e aço inoxidável.

O vídeo que partilhou na plataforma arrecadou mais de 800 mil visualizações e o jovem recebeu várias mensagens de pessoas desesperadas que não conseguiam encontrar uma cama de hospital com oxigénio.

O jovem indiano teve o cuidado de adicionar uma isenção de responsabilidade ao vídeo, que avisava que Soni era um engenheiro, não um médico, e que todos aqueles que tentassem testar o método faziam-no sob sua própria conta e risco.

Mesmo assim, o YouTube eliminou o tutorial – assim como outros tantos que mostravam como fazer oxigénio em casa.

Prabhat Mishra – Technical PM no YouTube – é outro jovem, de apenas 16 anos, que fez oxigénio em casa usando o método do peróxido de hidrogénio e do permanganato de potássio, um método que também aprendeu na escola.

O seu dispositivo não foi feito para usar diretamente em pacientes com dificuldades respiratórias, mas elaborado com o objetivo de libertar oxigénio atmosférico em áreas que usam concentradores. “Onde houver um concentrador, que purifique o ar e produza oxigénio, podemos usar esse dispositivo”, avisou.

O seu vídeo não foi removido da plataforma, apesar de alguns especialistas alertarem para o facto de estes dispositivos concentradores feitos artesanalmente poderem causar uma explosão se não forem feitos corretamente.

Uma análise da Vice confirmou que vídeos semelhantes, feitos fora da Índia, permanecem no YouTube.

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia está a preocupar os cidadãos. Alguns pacientes foram forçados a procurar tratamentos alternativos, incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O YouTube, plataforma da Google, tal como Twitter e Facebook, eliminar vídeos não é novidade. Enquanto entidade com clara agenda política de esquerda, é comum banir vídeos, despromover vídeos através dos algoritmos de busca e banir ou castigar criadores de base conservadora ou de direita no espectro político, em coisas tão básicas como defender que há apenas dois géneros. Estas plataformas, que monopolizam mais de 90% da troca de informações e notícias, gozam do direito divino de decidir o que está correcto, o que é moral e em última instância, o que é permitido. São o novo Big Brother, capazes de influenciar eleições como se viu recentemente, e portanto, deveriam não usufruir de privilégios especiais. Quanto a mim, deveriam ser banidas enquanto tiverem uma agenda política. Da minha parte, boicoto.

RESPONDER

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …