Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem “perigosos”

Piyal Adhikary / EPA

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os.

De acordo com os dados do Google Trends, “Como fazer oxigénio em casa” tornou-se uma tendência de pesquisa a partir do dia 18 de abril. Face à catástrofe sanitária vivida no país, vários jovens indianos começaram a publicar as suas próprias dicas para produzir oxigénio em casa com segurança, através de vídeos explicativos sobre o processo de purificação.

Neles, os jovens criaram dispositivos que fornecem oxigénio, usando produtos químicos facilmente disponíveis ou criando o gás a partir da água através da eletrólise, um processo químico ensinado nas escolas.

O YouTube removeu os vídeos no início desta semana, sob a alegação de que são “perigosos”. Um especialista ouvido pela Vice admite, no entanto, que o risco deste último método é mínimo.

Rahul Soni, um jovem de 20 anos estudante de engenharia, explicou que demorou cerca de dez minutos para fazer oxigénio usando a eletrólise. Só necessitou de um recipiente plástico, uma bateria ligada a uma fonte de corrente contínua e aço inoxidável.

O vídeo que partilhou na plataforma arrecadou mais de 800 mil visualizações e o jovem recebeu várias mensagens de pessoas desesperadas que não conseguiam encontrar uma cama de hospital com oxigénio.

O jovem indiano teve o cuidado de adicionar uma isenção de responsabilidade ao vídeo, que avisava que Soni era um engenheiro, não um médico, e que todos aqueles que tentassem testar o método faziam-no sob sua própria conta e risco.

Mesmo assim, o YouTube eliminou o tutorial – assim como outros tantos que mostravam como fazer oxigénio em casa.

Prabhat Mishra – Technical PM no YouTube – é outro jovem, de apenas 16 anos, que fez oxigénio em casa usando o método do peróxido de hidrogénio e do permanganato de potássio, um método que também aprendeu na escola.

O seu dispositivo não foi feito para usar diretamente em pacientes com dificuldades respiratórias, mas elaborado com o objetivo de libertar oxigénio atmosférico em áreas que usam concentradores. “Onde houver um concentrador, que purifique o ar e produza oxigénio, podemos usar esse dispositivo”, avisou.

O seu vídeo não foi removido da plataforma, apesar de alguns especialistas alertarem para o facto de estes dispositivos concentradores feitos artesanalmente poderem causar uma explosão se não forem feitos corretamente.

Uma análise da Vice confirmou que vídeos semelhantes, feitos fora da Índia, permanecem no YouTube.

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia está a preocupar os cidadãos. Alguns pacientes foram forçados a procurar tratamentos alternativos, incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O YouTube, plataforma da Google, tal como Twitter e Facebook, eliminar vídeos não é novidade. Enquanto entidade com clara agenda política de esquerda, é comum banir vídeos, despromover vídeos através dos algoritmos de busca e banir ou castigar criadores de base conservadora ou de direita no espectro político, em coisas tão básicas como defender que há apenas dois géneros. Estas plataformas, que monopolizam mais de 90% da troca de informações e notícias, gozam do direito divino de decidir o que está correcto, o que é moral e em última instância, o que é permitido. São o novo Big Brother, capazes de influenciar eleições como se viu recentemente, e portanto, deveriam não usufruir de privilégios especiais. Quanto a mim, deveriam ser banidas enquanto tiverem uma agenda política. Da minha parte, boicoto.

RESPONDER

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …