/

Basílio Horta diz que Costa é um “brilhante tático”. Quanto à recandidatura a Sintra, só em maio

Basílio Horta

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, ainda não decidiu se se recandidata. Em entrevista ao Diário de Notícias, deixou rasgados elogios ao primeiro-ministro, António Costa.

O presidente da câmara de Sintra deu uma entrevista ao Diário de Notícias na qual avança que só em maio decidirá se é recandidato a um terceiro mandato. Ainda assim, Basílio Horta disse que só será candidato se for pelo PS.

“Os critérios são essenciais: a saúde, a vontade e o apoio do Partido Socialista. Não seria candidato por nenhum outro partido, nem independente, a não ser pelo Partido Socialista, onde me sinto muito confortável. Até hoje, o dia em que estou a falar consigo, os três estão satisfeitos”, afirmou.

“Tenho uma saúde normal, tanto quanto sei, o Partido Socialista, pelo que tenho ouvido, mantém a confiança no meu mandato e, em terceiro lugar, a vontade neste momento também existe. Mas além disto, obriga a uma reflexão mais profunda, que eu até agora não tenho feito. Espero em maio ter uma decisão sobre essa matéria que, se fosse hoje, era positiva”, acrescentou o autarca.

Em relação ao seu eventual adversário – Ricardo Batista Leite, apoiado pelo PSD – Basília Horta disse não o conhecer pessoalmente.

“A única coisa que tenho a dizer ao doutor Baptista Leite ou a qualquer outro candidato que surja é que a Câmara está inteiramente ao dispor para lhe fornecer todos os elementos que deseje para poder fazer uma campanha com conhecimento e consistência”, garantiu.

Quando anunciou a sua escolha, o líder social-democrata, Rui Rio, não se quis alongar muito em relação a este candidato por ser “seguramente dos deputados mais conhecidos da Assembleia da Republica”.

Questionado sobre a polémica dos apoios sociais, Basílio Horta aproveitou para deixar rasgados elogios a António Costa, que deu uma resposta “elegante” ao Presidente da República. Acrescentou, ainda, que Costa é uma “pessoa também com grande capacidade de adaptação aos problemas e de resolvê-los”.

É um tático brilhantíssimo, o nosso primeiro-ministro, um dos mais brilhantes táticos que eu conheci na minha vida política e que já é longa. Respondeu de uma maneira elegante. Porque o problema não é jurídico efetivamente, é político”, disse, em declarações ao DN.

Já Marcelo Rebelo de Sousa é de uma “inteligência brilhante” e uma “pessoa de princípios”, disse Basílio Horta.

Sobre o segundo mandato do Presidente, o autarca referiu que “o professor Marcelo Rebelo de Sousa é uma pessoa de princípios. E não vai aproveitar o segundo mandato para atacar o governo sem motivos. Estou perfeitamente convencido de que aquilo que ele fala, que é a solidariedade institucional, ele manterá”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.