/

Popularidade de Marcelo e Costa volta a subir apesar de desentendimento

1

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa voltou a subir face a fevereiro. Nem o desentendimento entre os dois políticos travou a tendência.

Apesar do desentendimento entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, a sua popularidade voltou a subir, segundo a mais recente sondagem da Aximage para TSF/JN/DN.

A apreciação dos portugueses relativamente ao seu desempenho não só é positiva como aumentou face ao mês de fevereiro. A sondagem revela que 72% dos inquiridos dão bom ou muito bom à atuação de Marcelo, mais quatro pontos percentuais comparativamente a fevereiro.

Enquanto isso, 61% dos portugueses dão uma atuação positiva a António Costa, contra 22% de avaliações negativas. Este é o seu melhor resultado desde julho do ano passado.

As mulheres, os mais velhos, os mais pobres e os eleitores socialistas são os que mais validam a popularidade dos dois políticos, realça o JN.

Recentemente, os dois travaram um braço-de-ferro após o Presidente da República ter promulgado diplomas de apoio sociais contra a vontade do Governo. A promulgação viola a lei-travão da Constituição que impede o Parlamento de aumentar a despesa ou reduzir a receita durante o exercício orçamental.

Apesar do bater de pé de Marcelo, 71% dos portugueses entende que Marcelo devia ser “mais exigente com o Governo”.

Relativamente à atuação do Governo como um todo, 55% dos portugueses avaliam positivamente o Executivo (mais cinco pontos percentuais), enquanto 24% avaliam negativamente (menos nove pontos percentuais).

A atuação da oposição divide mais opiniões: 37% dos inquiridos consideram negativa, enquanto 33% consideram positiva.

Quando questionados sobre quem é o principal responsável pela oposição ao Governo, 41% indicam o nome de Rui Rio e 26% o de André Ventura. Em fevereiro, os dois chegaram a estar empatados.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. A PANdemia está a fazer mal à cabeça de muita gente. Ou as sondagens são feitas por encomenda ou anda tudo doido! O povo está encarcerado nas suas próprias casas, e ainda estão todos contentes…??!! Alguma coisa está errada…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.