/

Scout 137. Startup projeta drone para inspecionar tanques (e encontrar fendas e fugas)

Os tanques de transporte de líquidos em navios-tanque devem ser inspecionados regularmente em busca de fugas – uma tarefa que é normalmente realizada por humanos. Contudo, um novo drone é capaz de fazer o trabalho de forma muito mais rápida e completa.

Quando as pessoas realizam este tipo de inspeções, normalmente precisam de descer para dentro de cada tanque e, em seguida, examinar cada uma das suas paredes de cima a baixo. Para isso, pode ser necessário montar andaimes, usar cordas de escalada ou remar numa jangada de borracha que flutua na água dentro do tanque.

De acordo com o NewAtlas, a startup Scout Drone Inspection da Noruega desenvolveu o que afirma ser uma alternativa superior, na forma do drone Scout 137.

O quadricóptero está equipado com uma câmara de vídeo 4K, um módulo LiDAR para mapeamento e prevenção de obstáculos, além de seis holofotes LED que emitem 10 mil lumens combinados.

O vídeo em tempo real é retransmitido do drone para um tablet de controlo do operador através de uma corda que sobe e sai do tanque. Essa mesma corda também fornece energia à aeronave, por isso a vida da bateria não é um problema.

Enquanto voa, o drone cria um mapa digital 3D do interior do tanque. Se o operador ou o software de análise de imagem baseado na nuvem do Scout detetarem quaisquer fendas ou outras falhas, a sua localização pode ser marcada naquele mapa, para que as equipas de reparação saibam onde encontrá-los.

Segundo a empresa, inspeções que demorariam dias podem ser realizadas numa questão de horas. Isso significa que podem acontecer com mais frequência do que atualmente.

No futuro, os planos da empresa passam por fazer com que Scout voe pelos tanques de forma autónoma.

O sistema de drones Scout 137 está agora a ser enviado para os seus primeiros clientes corporativos, após ter sido testado em campo por empresas de petróleo e gás como Equinor, Aker BP, DNV e Altera Infrastructure.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.