Scout 137. Startup projeta drone para inspecionar tanques (e encontrar fendas e fugas)

Os tanques de transporte de líquidos em navios-tanque devem ser inspecionados regularmente em busca de fugas – uma tarefa que é normalmente realizada por humanos. Contudo, um novo drone é capaz de fazer o trabalho de forma muito mais rápida e completa.

Quando as pessoas realizam este tipo de inspeções, normalmente precisam de descer para dentro de cada tanque e, em seguida, examinar cada uma das suas paredes de cima a baixo. Para isso, pode ser necessário montar andaimes, usar cordas de escalada ou remar numa jangada de borracha que flutua na água dentro do tanque.

De acordo com o NewAtlas, a startup Scout Drone Inspection da Noruega desenvolveu o que afirma ser uma alternativa superior, na forma do drone Scout 137.

O quadricóptero está equipado com uma câmara de vídeo 4K, um módulo LiDAR para mapeamento e prevenção de obstáculos, além de seis holofotes LED que emitem 10 mil lumens combinados.

O vídeo em tempo real é retransmitido do drone para um tablet de controlo do operador através de uma corda que sobe e sai do tanque. Essa mesma corda também fornece energia à aeronave, por isso a vida da bateria não é um problema.

Enquanto voa, o drone cria um mapa digital 3D do interior do tanque. Se o operador ou o software de análise de imagem baseado na nuvem do Scout detetarem quaisquer fendas ou outras falhas, a sua localização pode ser marcada naquele mapa, para que as equipas de reparação saibam onde encontrá-los.

Segundo a empresa, inspeções que demorariam dias podem ser realizadas numa questão de horas. Isso significa que podem acontecer com mais frequência do que atualmente.

No futuro, os planos da empresa passam por fazer com que Scout voe pelos tanques de forma autónoma.

O sistema de drones Scout 137 está agora a ser enviado para os seus primeiros clientes corporativos, após ter sido testado em campo por empresas de petróleo e gás como Equinor, Aker BP, DNV e Altera Infrastructure.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …