/

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe.

Centenas de aldeões estão a cavar o leito de um rio com base no boato de que moedas e tesouros antigos da era Mughal podem lá estar desenterrados. De acordo com o Vice, o boato começou na semana passada, após alguns pescadores terem alegadamente encontrado moedas de prata na área em 2 de janeiro.

Isso levou os moradores das áreas vizinhas a acreditar que também poderiam encontrar ouro. “Temos cavado rio acima nos últimos dias na esperança de encontrar um tesouro valioso”, disse Ranu Yadav, de 18 anos.

A história de pessoas que tropeçam em tesouros antigos em florestas – ou até mesmo no seu quintal – é o motivo pelo qual moradores como Yadav acreditam rapidamente em rumores sobre objetos de valor escondidos.

“Devido à sua localização central, Madhya Pradesh tem sido historicamente uma rota comercial importante para os estados indianos ocidentais como Maharashtra e Gujarat. Era governada pelo sultanato de Malwa, mongóis e maratas, tornando-a uma região próspera e sujeita a invasões estrangeiras”, explicou Praveen Kumar Mishra, diretor regional do Archaeological Survey of India.

Mishra disse que a vulnerabilidade do estado aos invasores levou muitos governantes a manter os seus objetos de valor escondidos sob fortes e florestas.

No entanto, as autoridades, incluindo Mishra, insistem que não há prova da existência deste tesouro. “Há uma perceção de que se alguém encontrar algumas moedas, há um tesouro maior que pode ser saqueado, mas muitos destes rumores não são baseados em factos”, disse.

O colecionador distrital Neeraj Kumar Singh também anunciou que as moedas desenterradas pelos pescadores eram feitas de bronze e ferro e, portanto, não tinham nenhum valor.

Porém, os alertas da polícia local não atrapalharam os moradores, que continuam aparecendo em massa. A polícia não conseguiu rastrear a origem do boato. O boato é alimentado pelo mito de que o exército Mughal cruzou o rio e enterrou um tesouro sob ele.

“Em muitos casos, as pessoas que inventam estes falsos rumores são falsos médiuns e, por causa da história do Madhya Pradesh, os moradores locais acreditam”, disse Mishra.

Na Índia, a caça a tesouros antigos é uma tarefa comum, com muitos a acreditar que se podem tornar milionários da noite para o dia. Em dezembro de 2020, um trabalhador no distrito de Panna encontrou um diamante no valor de seis milhões rupias indianas (cerca de 67.536 euros).

Encontrar tesouros é tão comum no estado que também já causou situações perigosas. Recentemente, um serial killer no estado assassinou seis pessoas, depois de induzi-las a acreditar que as estava a levar um tesouro escondido “mítico”. Em 11 de janeiro, oito caçadores de tesouros foram presos no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, por destruir um antigo santuário.

Entre os séculos XVI e XVIII, Madhya Pradesh foi governada pela dinastia Mughal, surgindo mesmo como uma das suas principais capitais culturais. Em 2003, uma mulher no distrito de Burhanpur encontrou moedas de ouro no valor de milhões que datam da era Mughal. Em 2016, moedas de prata e ouro do período Mughal foram desenterradas num canteiro de obras.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.