Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro.

Após o ciclone Nivar, uma tempestade que matou cinco pessoas, derrubou árvores e inundou edifícios, pescadores locais encontraram minúsculas contas de ouro em toda a praia. Apesar dos ventos fortes e das chuvas, centenas de moradores aglomeraram-se na praia com guarda-sóis e peneiras para filtrar a areia.

“O planalto de Deccan no sul da Índia, que inclui estados como Andhra Pradesh e Karnataka, é uma das massas de terra mais antigas do mundo. É aqui que, historicamente, a maioria das gemas e joóas da Índia foi encontrada”, disse Goutom Sawang, Diretor-Geral da Polícia de Andhra Pradesh, ao Vice.

Sawang explicou que muitas das jóias mais pequenas chegam aos campos das minas da Golconda em Andhra Pradesh, onde podem não ter sido peneiradas corretamente.

Alguns locais acreditavam que as contas de ouro eram os restos de templos perdidos submersos no mar, que deram à costa após o ciclone.

Outros acreditam o contrário. “É costume durante a lua cheia fazer um puja (adoração cerimonial) e rezar para o mar. Durante o puja, deixamos para trás nove grãos de arroz e nove pedras preciosas, incluindo pequenas contas de ouro”, disse um nativo de Godavari do leste ao Vice.

Embora a recente corrida do ouro seja um caso raro de objetos de valor a chegar à costa, a caça ao tesouro é uma prática comum em Andhra Pradesh. Em outubro, um tesouro de moedas de ouro e prata foi descoberto perto de um templo no distrito de Kurnool, em Andhra Pradesh.

Além disso, agricultores e trabalhadores migrantes em Kurnool procuram diamantes em campos agrícolas a cada monção. No ano passado, um agricultor encontrou um diamante no valor de 600 milhões de rupias indianas (equivalente a 6,8 milhões de euros) no seu campo após fortes chuvas terem varrido a camada superficial do solo.

No entanto, a descoberta de ouro durante um período de tempo levou à formação de gangues que foram apanhados a roubar e vandalizar templos antigos em busca de “tesouros escondidos”. Em outubro, a polícia no distrito de Chittoor prendeu uma gangue de oito membros. Muitos deles escondem-se em florestas próximas.

De acordo com a Lei de Tesouro do Tesouro pré-colonial da Índia, “sempre que qualquer tesouro que exceda em quantidade ou valor dez rúpias for encontrado, o descobridor deverá, assim que possível, dar ao Coletor uma notificação por escrito – da natureza e quantidade ou valor aproximado de tal tesouro; do local em que foi encontrado; da data da descoberta”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biden propõe estímulo de 1,9 mil milhões. Republicana promete processo de destituição após tomada de posse

O presidente eleito norte-americano Joe Biden pretende aplicar 1,9 mil milhões de dólares em medidas de aceleração da vacinação para a covid-19 e assistência financeira a indivíduos e empresas. Biden, cuja tomada de posse está marcada …

StayAway Covid só enviou 2.708 alertas de contágio. 60% já desinstalaram a app

Apenas 39% das quase três milhões de pessoas que instalaram a StayAway Covid é que a continuam a usar. A app só enviou 2.708 alertas de contágio. A StayAway Covid, a aplicação móvel criada para rastrear …

DGS define quais os cancros que não podem ficar por operar. Hospital de campanha fechado por falta de profissionais

Até ao final do mês os hospitais vão ter como foco a prestação de cuidados intensivos, podendo deixar de assegurar a atividade programada. A oncologia é uma área vital e os polos do Instituto Português …

"Vão fechar o Tozé". Mayan corta o cabelo (e alerta para dificuldades dos pequenos empresários)

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi esta quinta-feira cortar o cabelo a um barbeiro, no Porto, para alertar para as dificuldades decorrentes do encerramento desta atividade a partir de sexta-feira no âmbito do …

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar à luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …