Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro.

Após o ciclone Nivar, uma tempestade que matou cinco pessoas, derrubou árvores e inundou edifícios, pescadores locais encontraram minúsculas contas de ouro em toda a praia. Apesar dos ventos fortes e das chuvas, centenas de moradores aglomeraram-se na praia com guarda-sóis e peneiras para filtrar a areia.

“O planalto de Deccan no sul da Índia, que inclui estados como Andhra Pradesh e Karnataka, é uma das massas de terra mais antigas do mundo. É aqui que, historicamente, a maioria das gemas e joóas da Índia foi encontrada”, disse Goutom Sawang, Diretor-Geral da Polícia de Andhra Pradesh, ao Vice.



Sawang explicou que muitas das jóias mais pequenas chegam aos campos das minas da Golconda em Andhra Pradesh, onde podem não ter sido peneiradas corretamente.

Alguns locais acreditavam que as contas de ouro eram os restos de templos perdidos submersos no mar, que deram à costa após o ciclone.

Outros acreditam o contrário. “É costume durante a lua cheia fazer um puja (adoração cerimonial) e rezar para o mar. Durante o puja, deixamos para trás nove grãos de arroz e nove pedras preciosas, incluindo pequenas contas de ouro”, disse um nativo de Godavari do leste ao Vice.

Embora a recente corrida do ouro seja um caso raro de objetos de valor a chegar à costa, a caça ao tesouro é uma prática comum em Andhra Pradesh. Em outubro, um tesouro de moedas de ouro e prata foi descoberto perto de um templo no distrito de Kurnool, em Andhra Pradesh.

Além disso, agricultores e trabalhadores migrantes em Kurnool procuram diamantes em campos agrícolas a cada monção. No ano passado, um agricultor encontrou um diamante no valor de 600 milhões de rupias indianas (equivalente a 6,8 milhões de euros) no seu campo após fortes chuvas terem varrido a camada superficial do solo.

No entanto, a descoberta de ouro durante um período de tempo levou à formação de gangues que foram apanhados a roubar e vandalizar templos antigos em busca de “tesouros escondidos”. Em outubro, a polícia no distrito de Chittoor prendeu uma gangue de oito membros. Muitos deles escondem-se em florestas próximas.

De acordo com a Lei de Tesouro do Tesouro pré-colonial da Índia, “sempre que qualquer tesouro que exceda em quantidade ou valor dez rúpias for encontrado, o descobridor deverá, assim que possível, dar ao Coletor uma notificação por escrito – da natureza e quantidade ou valor aproximado de tal tesouro; do local em que foi encontrado; da data da descoberta”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …