Ao longo do Mittelkanal de Hamburgo – uma ramificação do rio Elba – flutua um cais com os inconfundíveis Arcos Dourados. Oficialmente conhecido como McBoat, este cais permite que embarcações atraquem e que viajantes desembarquem e solicitem refeições do McDonald’s.
O McDonald’s da Alemanha interrogou-se como poderia aplicar o modelo do drive-thru a novos modos de trânsito. Quando alguém desenrolou um mapa da rede de canais de Hamburgo na mesa da conferência, as ideias surgiram, de acordo com o The Drive.
Assim, ao longo do Mittelkanal de Hamburgo flutua um cais conhecido como McBoat, que possui pequenas travas para atracar embarcações, permitindo que os viajantes do canal desembarquem e solicitem refeições do McDonald’s através de um quiosque equipado com interfone.
Além de reservas como o Big Mac, este local oferece pratos incomuns exclusivos do McDonald’s da Alemanha, notavelmente um Filet-o-Fish duplo e um hambúguer com abacate de mil calorias chamado Signature Surf’n’Turf.
Seja qual for o seu pedido, será trazido por um funcionário que descerá umas escadas até ao cais onde estão atracadas as embarcações.
Esta paragem aparentemente comum nos passeios pelos canais de Hamburgo tem uma história um pouco obscura, sem data de inauguração documentada, embora uma fotografia enviada à Wikipedia alemã em setembro de 2009 mostre que está aberta desde então.
Muitos restaurantes tiveram dificuldades económicas ao longo de 2020 devido à pandemia de covid-19, sendo que muitos deles foram mesmo obrigados a encerrar temporariamente – ou mesmo permanentemente. Porém, o McBoat não foi um deles.
A publicação mais recente no Instagram sob a hashtag #Mcboat mostra uma placa a ser “Geöffnet” — aberto, em alemão.
Esta ideia surge após o falhanço do “McTrain”, que teve o seu início em 1992, quando a Deutsche Bundesbahn (Ferrovia Federal Alemã) concordou em terceirizar serviços de catering em rotas de longa distância para o McDonald’s.
O DB permitiu que o McDonald’s reequipasse dois dos seus vagões-restaurante para o programa, instalando fritadeiras, máquinas de café, refrigerantes e aquecedores de água. Após um aparente período de teste na Suíça, o DB permitiu o McTrain em serviço no inverno de 1993, atribuindo-o à linha Hamburgo-Berchtesgarden, que abrange todo o país.
Apesar da popularidade das exportações culturais norte-americanas nos antigos estados do Bloco de Leste, o McTrain não teve sucesso com os viajantes alemães. A reputação do McDonald’s como restaurante barato dificultava a sua venda aos viajantes alemães, especialmente os ricos acostumados a refeições melhores noutras rotas.
O consumo de energia foi o dobro de um vagão-restaurante padrão, com 90 quilowatts e, logisticamente, a operação mostrou-se exigente. O reabastecimento era supostamente feito em restaurantes ao longo da rota, complicando o gestão de stock. Além disso, se os funcionários se atrasassem, podiam mesmo perder o comboio e faltar ao trabalho.
Para complicar as coisas, o McDonald’s enfrentou estes problemas durante um período em que as viagens aéreas de curta distância estavam a começar a suplantar os comboios de longa distância, reduzindo o número de passageiros.
Assim, após dois anos, o DB abandonou o McTrain, encerrando o fracasso da experiência de fast-food.