A última sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF mostra uma subida dos novos partidos de direita, com destaque para a Iniciativa Liberal, e o quase desaparecimento do CDS nas intenções de voto dos portugueses.
A sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a rádio TSF mostra que tanto o PS (38,5%) como o PSD (25,4%) mantêm uma tendência de subida nas intenções de voto, com um aumento de um ponto percentual em relação a novembro. Isto traduz-se numa vantagem de 13 pontos para os socialistas.
O DN destaca ainda o crescimento da Iniciativa Liberal, que regista o melhor resultado desde julho (3,5%), e, por outro lado, o quase desaparecimento do CDS-PP, que apenas conquistou 0,3% das intenções de voto. Nos últimos meses, a Aximage já dava maus resultados ao partido centrista: em julho 2,1%, caindo para 1% em setembro, outubro e novembro.
Aliás, tal como destaca o diário, dezembro parece ter sido um bom mês para os novos partidos de direita, à exceção dos centristas, que são os únicos a cair nas intenções de voto. O Chega cresceu apenas duas décimas, mas repete o resultado acima dos sete pontos (7,7%), continuando na luta pelo terceiro lugar com o Bloco de Esquerda (8,5%) e ficando à frente da CDU (5,7%).
Segundo o DN, os bloquistas tiveram um resultado quase igual à média dos últimos cinco estudos de opinião da Aximage. A CDU, desde julho, também nunca oscilou mais do que quatro décimas.
No mês de dezembro, destaque ainda para a queda do PAN, que desceu quase dois pontos e está agora com uma projeção de 4,7%.
Este sábado, o barómetro da Aximage já indicava que António Costa, líder do PS, bate Rui Rio em muitos pontos. Noutra escala, André Ventura subiu nove pontos na avaliação dos portugueses. O líder do Chega foi identificado por 29% dos inquiridos como líder da oposição, ficando apenas atrás de Rui Rio (com 34%) e deixando longe a terceira colocada, Catarina Martins (16%).
Já lhe chamaram o Partido do Táxi, estava em fase de passar a “Smart”…. mas parece que nem “Ovo” vai ficar..
Sempre que o vejo me faz lembrar o feirante em cima do camião a chamar o Publico a oferecer uma dúzia de meias por 5 euros, depois junta mais uma sombrinha e depois diz mas olhem lá, perdi a cabeça, e leva mais este sabonete, para os primeiros 10 que se cheguem á frente uma dúzia de meias mais uma sombrinha mais um sabonete por 5 euros para os primeiros 10 clientes, olhem não são 10 são os primeiros vinte clientes.