Funcionários de Downing Street tentaram que as doses da vacina da Universidade de Oxford fossem marcadas com a bandeira do Reino Unido.
O pedido veio da recém-formada “unidade da União” do nº 10, que recebeu a tarefa de combater os apelos pela independência da Escócia e outras campanhas para desmantelar o Reino Unido.
De acordo com o jornal britânica The Independent, o porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson não negou um relatório no site britânico HuffPost de que a unidade abordou a task force de vacinas do governo com um pedido para que a bandeira do Reino Unido fosse incluída na embalagem da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford.
Questionado se tal ideia foi apresentada por funcionários de Downing Street, o porta-voz disse apenas: “Não há planos para que a bandeira do Reino Unido esteja em doses”.
“A fabricação de algumas das principais potenciais vacinas já está em andamento para que possam ser lançadas rapidamente se e quando forem aprovadas. Os fabricantes são bem versados na melhor forma de embalar produtos como este”, acrescentou o porta-voz.
Questionado se poderia negar que a unidade tentou garantir a inclusão da bandeira, disse: “Estou a declarar que não há nenhum plano para fazer isso.”
A bandeira da União é um símbolo do Reino Unido desde 1801 e é vista por alguns conservadores como uma ferramenta poderosa na luta contra o desmembramento do Reino Unido.
Os ministros Matt Hancock e Alok Sharma apoiaram propostas para que fosse incluída na embalagem da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em conjunto com a gigante farmacêutica AstraZeneca.
A vacina é o produto farmacêutico desenvolvido no Reino Unido mais proeminente na luta contra a covid-19 e provavelmente será administrada em todo o mundo se aprovada como segura e eficaz.
A proposta de inclusão da bandeira pode ter sido vista como uma forma de promover a mensagem do Governo “Grã-Bretanha global”.
Um porta-voz do Partido Nacional Escocês disse que, “se for verdade, esses relatórios sugerem o desespero total dos conservadores”.
“A criação de uma vacina é um esforço global com cientistas e países se unindo para compartilhar suas experiências para lidar com a covid-19. Políticos de todos os tipos devem se concentrar em levar a vacina às pessoas certas no momento certo”, rematou.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe