Rússia lançou o primeiro míssil balístico intercontinental, diz Ucrânia

1

Russian Defense Ministry

Lançamento do ICBM russo RS-28 Sarmat, ou Satan-II

A alegação foi contestada por um funcionário ocidental, que disse ter sido um míssil balístico, mas não um ICBM. No entanto, o Kremlin não nega acusações.

A força aérea ucraniana disse esta manhã que o alegado ICBM foi lançado da região de Astrakhan, no Mar Cáspio, no sul da Rússia, sobrea cidade ucraniana de Dnipro, mas disse que ainda não tinha recebido qualquer informação sobre a existência de vítimas mortais, avança a NBC.

Apesar de não se calcularem ainda os danos com exatidão, a Reuters avança que o governador regional Serhiy Lysak garantiu que o ataque com mísseis causou danos a uma empresa industrial e provocou incêndios em Dnipro. Duas pessoas ficaram feridas.

A Ucrânia não especificou exatamente que modelo de míssil foi utilizado. De acordo com a Reuters, os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) são armas estratégicas concebidas para lançar ogivas nucleares e são uma parte importante da dissuasão nuclear da Rússia.

A Rússia terá ainda disparado um míssil hipersónico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, seis dos quais foram abatidos, de acordo com a força aérea ucraniana. Estes mísseis podem transportar cargas nucleares e não nucleares.

Segundo a NBC, os mísseis ICBM têm normalmente um alcance de pelo menos cerca de 5.50000 quilómetros, e portanto não é claro por que razão o Kremlin utilizaria uma destas armas contra o país vizinho.

No início desta semana, o Kremlin levou a cabo uma revisão da sua doutrina nuclear: um documento que descreve em pormenor as condições em que Moscovo consideraria a possibilidade de utilizar armas nucleares.

A alteração justifica um ataque nuclear por parte da Rússia caso esta seja atacada por um país não nuclear apoiado por um Estado nuclear.

Na última semana, contaram-se mil dias de guerra, e o conflito continua a escalar, depois depois EUA terem também incentivado pela primeira vez a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance no conflito.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Lançaram misseis de capacidade nuclear sem terem carga nuclear..! São testes..! Mas mais que isso, são a certeza de que os ultimos avisos estão a ser dados..!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.