/

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa.

A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam ser desempenhadas a partir de casa sem afetar o normal funcionamento das tarefas.

Setores como indústria, serviços ou construção civil ficarão de fora.

A medida visa apoiar os trabalhadores alemães e conceder-lhes um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

O ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil, tem pedido nova legislação para o teletrabalho desde 2019, mas a pandemia de covid-19, que já fez pelo menos 9.789 óbitos vítimas mortais na Alemanha, veio acelerar o processo.

Em declarações ao Financial Times, Heil recordou que a pandemia forçou muitos trabalhadores a ficarem em casa numa situação inesperada, defendendo que o novo projeto de lei ajudará a proteger os direitos dos trabalhadores para evitar que a sua vida profissional se misture com a inexistência.

 

 

Perceber como é que a lei pode impactar os trabalhadores que terão que continuar a ir para o posto de trabalho e homens e mulheres que ficam em casa de formas diferentes são alguns dos desafios do novo projeto de lei, frisa o WEF, citado pelo portal Futurism.

“Como podemos transformar o progresso tecnológico, novos modelos de negócios e maior produtividade (…) em progresso não apenas para alguns, mas para muitas pessoas?”, questionou ainda o ministro do trabalho alemão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.