Um novo estudo mostrou quais são os elementos que captam o interesse e a atenção visual das pessoas em smartphones e tablets.
As aplicações são desfrutadas de forma distinta num telefone e num computador: no fundo, uma tela mais pequena que oferece um layout vertical influencia a forma como os utilizadores usam uma determinada app. “Até agora não estava claro de que forma estes fatores afetam a maneira como as aplicações atraem a nossa atenção”, disse Antti Oulasvirta, da Universidade de Aalto, citado pelo EurekAlert.
Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da universidade finlandesa, mostrou que o comportamento que ocorre com telas maiores, como computadores, não é necessariamente replicado em dispositivos mais pequenos, como smartphones ou tablets.
Este é o primeiro estudo a testar empiricamente de que forma os olhos dos utilizadores acompanham os elementos das aplicações móveis, enquanto que as investigações anteriores se concentraram em interfaces de desktop e web. O artigo científico foi publicado na IEEE Explore.
Pesquisas anteriores, que se concentraram em monitores de computador, indicaram que os olhos focavam nos elementos maiores e mais brilhantes, e que permaneciam nessas áreas durante mais tempo. Além disso, em certas imagens, a atenção localizava-se no centro da tela movendo-se horizontalmente, em vez de apresentar um movimento vertical.
Nas interfaces móveis não se verifica o mesmo comportamento: na verdade, as cores brilhantes não afetam a maneira como as pessoas veem os detalhes da app. Os cientistas avançam que uma possível explicação para o brilho ser desvalorizado nos telemóveis é o facto de a interface móvel estar repleta de elementos brilhantes e coloridos.
Ainda assim, há princípios de design que devem ser tomados em consideração. O olhar do utilizador move-se para o canto superior esquerdo, como uma indicação de exploração.
O texto também desempenha um papel fundamental, devido ao seu papel na transmissão de informações. Isto significa que os utilizadores tendem a concentrar-se nos elementos de texto de uma aplicação móvel, em vez de prestarem atenção aos ícones ou logotipos.
Apesar de as imagens atraírem atenção visual com mais frequência, o tempo médio que os utilizadores gastam a olhar para elas é muito semelhante ao tempo gasto em outros detalhes.