Brilho, cores, texto ou imagens? Estudo revela como é que as apps captam a nossa atenção

Um novo estudo mostrou quais são os elementos que captam o interesse e a atenção visual das pessoas em smartphones e tablets.

As aplicações são desfrutadas de forma distinta num telefone e num computador: no fundo, uma tela mais pequena que oferece um layout vertical influencia a forma como os utilizadores usam uma determinada app. “Até agora não estava claro de que forma estes fatores afetam a maneira como as aplicações atraem a nossa atenção”, disse Antti Oulasvirta, da Universidade de Aalto, citado pelo EurekAlert.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da universidade finlandesa, mostrou que o comportamento que ocorre com telas maiores, como computadores, não é necessariamente replicado em dispositivos mais pequenos, como smartphones ou tablets.

Este é o primeiro estudo a testar empiricamente de que forma os olhos dos utilizadores acompanham os elementos das aplicações móveis, enquanto que as investigações anteriores se concentraram em interfaces de desktop e web. O artigo científico foi publicado na IEEE Explore.

Pesquisas anteriores, que se concentraram em monitores de computador, indicaram que os olhos focavam nos elementos maiores e mais brilhantes, e que permaneciam nessas áreas durante mais tempo. Além disso, em certas imagens, a atenção localizava-se no centro da tela movendo-se horizontalmente, em vez de apresentar um movimento vertical.

Nas interfaces móveis não se verifica o mesmo comportamento: na verdade, as cores brilhantes não afetam a maneira como as pessoas veem os detalhes da app. Os cientistas avançam que uma possível explicação para o brilho ser desvalorizado nos telemóveis é o facto de a interface móvel estar repleta de elementos brilhantes e coloridos.

Ainda assim, há princípios de design que devem ser tomados em consideração. O olhar do utilizador move-se para o canto superior esquerdo, como uma indicação de exploração.

O texto também desempenha um papel fundamental, devido ao seu papel na transmissão de informações. Isto significa que os utilizadores tendem a concentrar-se nos elementos de texto de uma aplicação móvel, em vez de prestarem atenção aos ícones ou logotipos.

Apesar de as imagens atraírem atenção visual com mais frequência, o tempo médio que os utilizadores gastam a olhar para elas é muito semelhante ao tempo gasto em outros detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …