Brilho, cores, texto ou imagens? Estudo revela como é que as apps captam a nossa atenção

Um novo estudo mostrou quais são os elementos que captam o interesse e a atenção visual das pessoas em smartphones e tablets.

As aplicações são desfrutadas de forma distinta num telefone e num computador: no fundo, uma tela mais pequena que oferece um layout vertical influencia a forma como os utilizadores usam uma determinada app. “Até agora não estava claro de que forma estes fatores afetam a maneira como as aplicações atraem a nossa atenção”, disse Antti Oulasvirta, da Universidade de Aalto, citado pelo EurekAlert.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da universidade finlandesa, mostrou que o comportamento que ocorre com telas maiores, como computadores, não é necessariamente replicado em dispositivos mais pequenos, como smartphones ou tablets.

Este é o primeiro estudo a testar empiricamente de que forma os olhos dos utilizadores acompanham os elementos das aplicações móveis, enquanto que as investigações anteriores se concentraram em interfaces de desktop e web. O artigo científico foi publicado na IEEE Explore.

Pesquisas anteriores, que se concentraram em monitores de computador, indicaram que os olhos focavam nos elementos maiores e mais brilhantes, e que permaneciam nessas áreas durante mais tempo. Além disso, em certas imagens, a atenção localizava-se no centro da tela movendo-se horizontalmente, em vez de apresentar um movimento vertical.

Nas interfaces móveis não se verifica o mesmo comportamento: na verdade, as cores brilhantes não afetam a maneira como as pessoas veem os detalhes da app. Os cientistas avançam que uma possível explicação para o brilho ser desvalorizado nos telemóveis é o facto de a interface móvel estar repleta de elementos brilhantes e coloridos.

Ainda assim, há princípios de design que devem ser tomados em consideração. O olhar do utilizador move-se para o canto superior esquerdo, como uma indicação de exploração.

O texto também desempenha um papel fundamental, devido ao seu papel na transmissão de informações. Isto significa que os utilizadores tendem a concentrar-se nos elementos de texto de uma aplicação móvel, em vez de prestarem atenção aos ícones ou logotipos.

Apesar de as imagens atraírem atenção visual com mais frequência, o tempo médio que os utilizadores gastam a olhar para elas é muito semelhante ao tempo gasto em outros detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …