A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios.
Este ano, o World Airline Awards, que deveria ter sido realizado no Langham Hotel, em Londres, foi cancelado no dia 7 de julho. “Num momento em que muitas companhias aéreas estão a ter que fazer cortes substanciais na sua força de trabalho, não consideramos um período apropriado para que sejam convidadas a comemorar os prémios”, explicou um porta-voz da empresa.
Agora, segundo o jornal espanhol ABC, a Skytrax tem uma nova classificação (5 estrelas Covid-19) destinada a avaliar os protocolos de higiene dos aeroportos. O primeiro a obter essa classificação máxima foi o Aeroporto de Roma-Fiumicino, oficialmente conhecido como Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci.
De acordo com um comunicado da Skytrax, “a classificação do aeroporto covid-19 avalia procedimentos de limpeza e desinfecção, políticas e controle de distanciamento social, uso de máscaras, disponibilidade de gel, uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários e outras aplicações de higiene”.
A Skytrax acredita que os procedimentos relacionados com a covid-19 são bem aplicados no Aeroporto de Roma-Fiumicino, com sinalização e informações – simples e eficazes – em vários idiomas.
Nas áreas de alto tráfego do terminal, o aeroporto conta com uma equipa própria de biossegurança de 40 pessoas, que facilitam o distanciamento social e garantem o cumprimento do uso de máscaras.
Edward Plaisted, da Skytrax, garantiu que “o Aeroporto de Roma-Fiumicino fez um excelente trabalho com os protocolos covid-19 que permitem um ambiente seguro. Em relação à higienização das mãos e ao distanciamento social, o aeroporto conta com procedimentos robustos e, o mais importante, isso é reforçado por um alto nível de atenção à limpeza dos terminais em pontos de alto contacto”.
Além da classificação de cinco estrelas, três outros aeroportos receberam três estrelas pela sua resposta anti-covid-19: Aeroporto Málaga-Costa del Sol, em Espanha, Nice Côte d’Azur, em França, e Heathrow, em Londres.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe