Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

Skytrax

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios.

Este ano, o World Airline Awards, que deveria ter sido realizado no Langham Hotel, em Londres, foi cancelado no dia 7 de julho. “Num momento em que muitas companhias aéreas estão a ter que fazer cortes substanciais na sua força de trabalho, não consideramos um período apropriado para que sejam convidadas a comemorar os prémios”, explicou um porta-voz da empresa.

Agora, segundo o jornal espanhol ABC, a Skytrax tem uma nova classificação (5 estrelas Covid-19) destinada a avaliar os protocolos de higiene dos aeroportos. O primeiro a obter essa classificação máxima foi o Aeroporto de Roma-Fiumicino, oficialmente conhecido como Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci.

De acordo com um comunicado da Skytrax, “a classificação do aeroporto covid-19 avalia procedimentos de limpeza e desinfecção, políticas e controle de distanciamento social, uso de máscaras, disponibilidade de gel, uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários e outras aplicações de higiene”.

A Skytrax acredita que os procedimentos relacionados com a covid-19 são bem aplicados no Aeroporto de Roma-Fiumicino, com sinalização e informações – simples e eficazes – em vários idiomas.

Nas áreas de alto tráfego do terminal, o aeroporto conta com uma equipa própria de biossegurança de 40 pessoas, que facilitam o distanciamento social e garantem o cumprimento do uso de máscaras.

Edward Plaisted, da Skytrax, garantiu que “o Aeroporto de Roma-Fiumicino fez um excelente trabalho com os protocolos covid-19 que permitem um ambiente seguro. Em relação à higienização das mãos e ao distanciamento social, o aeroporto conta com procedimentos robustos e, o mais importante, isso é reforçado por um alto nível de atenção à limpeza dos terminais em pontos de alto contacto”.

Além da classificação de cinco estrelas, três outros aeroportos receberam três estrelas pela sua resposta anti-covid-19: Aeroporto Málaga-Costa del Sol, em Espanha, Nice Côte d’Azur, em França, e Heathrow, em Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …