André Kosters / Lusa

#EstudoEmCasa – A Escola na Televisão
O #EstudoEmCasa vai ser reposto na RTP Memória como apoio às aulas do próximo ano letivo. A maior novidade é o alargamento dos conteúdos ao ensino secundário.
Esta quarta-feira, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou a continuação do programa #EstudoEmCasa, na RTP Memória.
“Queremos que as aulas sejam presenciais e trabalharemos todos os dias com as escolas, os professores, os pais e as autoridades de saúde para manter o ensino presencial”, disse, citado pelo Diário de Notícias, no início da conferência de imprensa.
O #EstudoEmCasa trata-se da transmissão televisiva de conteúdos educativos num formato semelhante à antiga telescola, tendo sido uma medida do Governo no passado ano letivo para mitigar as dificuldades de acesso ao ensino.
O governante apresentou as novidades que o programa passará a oferecer, nomeadamente novos blocos pedagógicos temáticos, em que estão incluídos conteúdos para organização do trabalho autónomo e que serão alargados ao ensino secundário.
Os novos blocos estarão disponíveis a partir de meados de outubro, e servirão para coadjuvar o trabalho de professores e alunos e o processo educativo. Além disso, salienta o SAPO, os conteúdos de raiz para o ensino secundário não vão ser transmitidos na RTP Memória, ficando antes alojados na plataforma RTP Play.
A organização dos anos letivos também vai mudar: o primeiro e o segundo anos deixarão de estar associados nos mesmos blocos. “As crianças do primeiro ano têm outro tipo de necessidades na sua numeracia e literacia, têm de começar logo desde o princípio e não podem estar associadas ao segundo ano.”
Apesar das novidades, Brandão Rodrigues sublinhou que “a escola aconteça nos nossos estabelecimentos de ensino”. Por isso, foi criada uma nova hashtag: #EscolaEmSegurança e divulgado um vídeo onde são apresentadas as regras a seguir pelos alunos que regressam às aulas, já na próxima semana.