/

Rio pede “coerência” na lotação do Avante e faz comparação com estádios

1

Rodrigo Antunes / Lusa

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios.

Na sua conta do Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, invoca as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa desta quarta-feira sobre a evolução da pandemia em Portugal, para lembrar que “se reduzirem a lotação máxima em 50%, passará a corresponder ao Estádio do Porto ou do Sporting completamente cheios”.

Aguardo com expectativa qual será a anunciada redução que o Governo irá fazer, em coerência com a sua obrigação de defesa da saúde pública”, conclui o social-democrata.

Entretanto, em resposta ao tweet do social-democrata, o PCP divulgou um comunicado a acusar Rio de “má-fé e desonestidade política”.

“Há afirmações tão ridículas que só podem assentar numa aversão sem limites ao PCP e à sua luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo”, pode ler-se.

“Comparar lotações de estádios de futebol fingindo ignorar a diferença de área desses espaços com o terreno da Festa do ‘Avante!’, que é cerca de 20 vezes maior, só pode ser compreendido por má-fé e desonestidade política subjacentes aos tiques da conhecida intolerância democrática desta pessoa”, conclui.

A ministra da Saúde assegurou que à organização da Festa do Avante “não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido” e que “não haverá exceções” às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.

A ministra da Saúde disse também que a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a definir as regras concretas para o evento, sublinhando que ainda está à espera de respostas da organização.

A realização da festa está envolta em polémica, depois de todos os partidos terem cancelado acontecimentos que juntem muitas pessoas e de o Governo ter proibido os festivais de verão até setembro. O PCP desde sempre argumentou que o Avante “não é um simples festival de música”

Na semana passada, a organização comunista da festa garantiu o escrupuloso cumprimento das regras de distanciamento e higiene sanitários impostos pelas autoridades, mas recusou-se a dizer quantos bilhetes já foram vendidos.

ZAP //

1 Comment

  1. Senhor Rui Rio e porque o seu partido não se uniu aao CDS,Chega,IL e até ao PS para na A.R. Proibi a realização da festa do avante, o seu partido que foi tão hábil a unir-se ao CDS,IL,CDS,Chega, BE e ao PCP para aprovar leis contrárias ás que o governo tinham aprovado agora não se uniram ao CDS,BE,Chega e ao IL e até acredito que uma parte dos deputados do PS iriam votar ao vosso lado ou as alianças é só quando convém?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.