/

Bill Gates prevê que a pandemia termine em 2021 (mas só no “mundo rico”)

4

Michael Buholzer / World Economic Forum

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acredita que a pandemia de covid-19, que já matou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, possa ser dada como terminada no final de 2021 nos países desenvolvidos.

Recordando os investimentos que têm sido feitos em pesquisas científicas em prol do combate da pandemia, o multimilionário afirma, em entrevista à revista Wired, que “devemos conseguir acabar com isto, no mundo desenvolvido, até ao final de 2021”.

Contudo, frisa o filantropo, o fim da pandemia não chegará a todo o globo no mesmo espaço de tempo e esta data avançada – o final de 2021 – deverá aplicar apenas no “mundo rico”, isto é, nos países desenvolvidos.

Na nações mais pobres e menos desenvolvidas, a pandemia deverá propagar-se durante mais algum tempo, devendo ser dada como combatida um ano depois, no final de 2022.

“É preciso ver que houve biliões de dólares de danos económicos e um grande aumento das dívidas, mas a pesquisa inovadora na melhoria dos diagnósticos, novas terapêuticas e vacinas é realmente impressionante”, disse, mostrando-se otimista de que os Governos conseguirão combater a pandemia.

Mas nem tudo são boas notícias: “Seja lá quando for que conseguimos ter sucesso nisto, há que ter em conta que perdemos muitos anos de investigação na malária, na poliomielite, no HIV”, recordou, alertando para o aumento do endividamento de alguns países e para a instabilidade que esta situação pode causar.

Vamos levar anos a regressar ao ponto onde estávamos no início de 2020. Não é a Primeira Grande Guerra nem a Segunda Grande Guerra, mas é nessa ordem de magnitude, em termos de choque negativo para o sistema”, afirma.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 727 mil mortos e infetou mais de 19,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP). A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP //

4 Comments

  1. Que estranha que é essa doença, “que já matou mais de 727 mil mortes em todo o mundo”, não estou a brincar com a pandemia que assola todo o Mundo, apenas que gralhas deste tipo possam ser evitadas.
    Com respeito,
    L. M.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.