Bill Gates prevê que a pandemia termine em 2021 (mas só no “mundo rico”)

Michael Buholzer / World Economic Forum

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acredita que a pandemia de covid-19, que já matou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, possa ser dada como terminada no final de 2021 nos países desenvolvidos.

Recordando os investimentos que têm sido feitos em pesquisas científicas em prol do combate da pandemia, o multimilionário afirma, em entrevista à revista Wired, que “devemos conseguir acabar com isto, no mundo desenvolvido, até ao final de 2021”.

Contudo, frisa o filantropo, o fim da pandemia não chegará a todo o globo no mesmo espaço de tempo e esta data avançada – o final de 2021 – deverá aplicar apenas no “mundo rico”, isto é, nos países desenvolvidos.

Na nações mais pobres e menos desenvolvidas, a pandemia deverá propagar-se durante mais algum tempo, devendo ser dada como combatida um ano depois, no final de 2022.

“É preciso ver que houve biliões de dólares de danos económicos e um grande aumento das dívidas, mas a pesquisa inovadora na melhoria dos diagnósticos, novas terapêuticas e vacinas é realmente impressionante”, disse, mostrando-se otimista de que os Governos conseguirão combater a pandemia.

Mas nem tudo são boas notícias: “Seja lá quando for que conseguimos ter sucesso nisto, há que ter em conta que perdemos muitos anos de investigação na malária, na poliomielite, no HIV”, recordou, alertando para o aumento do endividamento de alguns países e para a instabilidade que esta situação pode causar.

Vamos levar anos a regressar ao ponto onde estávamos no início de 2020. Não é a Primeira Grande Guerra nem a Segunda Grande Guerra, mas é nessa ordem de magnitude, em termos de choque negativo para o sistema”, afirma.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 727 mil mortos e infetou mais de 19,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP). A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que estranha que é essa doença, “que já matou mais de 727 mil mortes em todo o mundo”, não estou a brincar com a pandemia que assola todo o Mundo, apenas que gralhas deste tipo possam ser evitadas.
    Com respeito,
    L. M.

RESPONDER

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …