O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países .
Numa entrevista televisiva, o Presidente da República francesa fez o anúncio, dizendo haver sinais de que o novo coronavírus está a “ganhar um pouco de força”.
“Temos sinais de que o vírus está a ganhar novamente um pouco de força e é preciso prevenir e preparar. […] Logo, temos de continuar a aplicar os gestos barreira e aí temos algumas fraquezas. Nas próximas semanas vamos tornar obrigatório o uso de máscara em todos os lugares públicos fechados“, disse Emmanuel Macron, acrescentando que a medida entra em vigor a partir de 1 de agosto.
Segundo Emmanuel Macron, mesmo com sinais de aumento do número de casos no país, não se prevê um novo confinamento. “Tomámos a medida mais radical que foi o confinamento. […] E isso revelou as injustiças. Não quero que isso aconteça novamente ao país e estamos a fazer tudo para evitar uma nova vaga e teremos uma abordagem diferenciada caso aconteça”, defendeu o chefe de Estado francês.
Também nesta terça-feira, o governo britânico anunciou que o uso de máscaras dentro de lojas e supermercados vai passar a ser obrigatório em Inglaterra a partir de 24 de julho.
Os infratores serão multados em até 100 libras esterlinas (110 euros), o mesmo valor da penalização para os passageiros que não usem máscara no transporte público, onde o uso de máscaras ou proteções para a cara já é obrigatório desde 15 de junho.
Até agora, o uso de máscara em espaços públicos fechados era apenas recomendado em Inglaterra. O uso de máscara nas lojas já é obrigatório na Escócia e em vários países europeus, mas o governo britânico tem hesitado em impor a sua utilização.
“Há indícios crescentes de que usar uma máscara num espaço fechado ajuda a proteger” contra o coronavírus, afirmou um porta-voz do primeiro-ministro, Boris Johnson, que tinha dito na terça-feira que uma decisão seria tomada nos dias seguintes.
O País de Gales anunciou que as máscaras vão ser obrigatórias nos transportes públicos a partir de 27 de julho, mas não estendeu a medida aos restantes espaços fechados.
Com 44.830 mortes registadas até segunda-feira, o Reino Unido é o país que registou o maior número de óbitos durante a pandemia Covid-19 na Europa e o terceiro a nível mundial, atrás dos Estados Unidos e Brasil.
A pandemia de xovid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infetou cerca de 13 milhões de pessoas no mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe