O supercarro holandês, com um design futurista, oferece um desempenho brilhante graças ao seu poderoso motor com mais de 400 cavalos. Só 70 unidades do novo Donkervoort D8 GTO JD70 estarão à venda.
A Donkervoort é conhecida por lançar automóveis desportivos muito rápidos e divertidos de se conduzir. O mais recente lançamento não é exceção: o Donkervoort D8 GTO JD70 é uma edição limitada e muito exclusiva, que surge em homenagem ao seu fundador.
Joop Donkervoort acabou de completar 70 anos, um aniversário que foi comemorado com o lançamento do supercarro, que é uma versão especial do radical D8 GTO, em edição limitada a apenas 70 unidades.
Segundo o New Atlas, a fórmula original de baixo peso do GTO manteve-se intacta (680 kg), assim como o motor 2.5 TFSI a gasolina. No entanto, a potência foi “esticada” aos 420 cavalos (+20 cv) – ou seja, uma relação peso/potência de 1,6 kg/cv.
A nível estético, a grande diferença para o modelo que lhe serve de base é o aperfeiçoamento da aerodinâmica, que procura a mínima resistência ao ar em reta e o máximo apoio em curva. Desta forma, os engenheiros reforçaram a presença de materiais leves, como a fibra de carbono em todos os elementos da carroçaria.
Esta edição especial foi classificada como o primeiro modelo de produção 2G do mundo, uma vez que o supercarro é capaz de acelerar as curvas e duplicar a força g lateral. O novo topo de gama conta com direção hidráulica eletrónica e amortecedores ajustáveis em três direções.
O desportivos da Donkervoort acelera de 0 a 100 km/hora em apenas 2,7 segundos, atingindo os 280 km/h de velocidade máxima.
O fabricante anunciou que já vendeu metade da produção. O preço não é para qualquer bolso, uma vez que este “brinquedo” holandês ronda os 163.636 euros.
Parece-me um verdadeiro caixão com rodas…
O “desenho futurista” remonta a 1957 quando a Lotus criou o Seven…
Regresso ao futuro…
A aceleração 2G significa acelerar ao dobro da aceleração da gravidade.
A aceleração da gravidade é 9,81 metros por segundo, para simplificar vou usar 10 metros por segundo.
10 metros por segundo corresponde a 36km/h.
Isso significa que a aceleração de 1G é aumentar 36km/h a cada segundo.
Para a aceleração ser 2G, é o dobro, é necessário aumentar a velocidade em 72km/h a cada segundo.
Com uma aceleração 2G o 0-100km/h so demorava 1.389 segundos
A aceleração do carro é de 37km/h a cada segundo ou seja ligeiramente a cima de 1G
No entanto 2G nas curvas qualquer carro faz vasta ir a alta velocidade e fazer uma curva fechada, ora bem a maioria dos carros era capaz de capotar mas podiam atingir 2G nas curvas