/

Mais de metade dos casos de covid-19 na América Latina são do Brasil

Brais Lorenzo / EPA

Mais de 1,5 milhões de doentes com covid-19 foram diagnosticados na América Latina, que contabiliza 70 mil mortos, mais de metade no Brasil, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP).

O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de contágio (mais de 802 mil, atrás dos Estados Unidos) e o terceiro com mais mortos (40.919, depois de EUA e Reino Unido). Nas últimas 24 horas, o país registou 30.412 novos casos e 1.239 mortes. Ao todo são já mais 40 mil mortes devido ao novo coronavírus.

Apesar da forte progressão da epidemia no maior país da América Latina, com 212 milhões de habitantes, foram reabertos centros comerciais no Rio de Janeiro e em São Paulo. As consequências económicas do surto da covid-19 na América Latina preocupam as Nações Unidas.

A pandemia “pode atrasar-nos 13 anos”, advertiu Alicia Barcena, secretária-geral da Comissão Económica para a América Latina e as Caraíbas (CEPAL), citada pela AFP. “Temos de ver como evitar que a crise sanitária se transforme numa crise alimentar”, acrescentou.

A pandemia de covid-19 já provocou cera de 418 mil mortos e infetou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.