A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado.
O número de casos confirmados de covid-19 na Índia subiu para 182.143, registando-se 5.164 mortes, incluindo 193 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde indiano.
Mais de 60% dos óbitos causados pela covid-19 tiveram origem em dois estados indianos – Maharashtra, um centro financeiro, e Gujarat, o estado de onde é originário o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Os novos casos concentram-se em seis estados indianos, incluindo a capital Nova Deli, sendo que a taxa de mortalidade associada à covid-19 naquele país se situa nos 2,8%.
Numa carta aberta, que assinala o primeiro ano do seu segundo mandato, o primeiro-ministro da Índia instou a população a preparar-se para uma “longa batalha“, apelando aos cidadãos para que cumpram as regras fixadas para evitar a propagação da pandemia.
“O nosso país está cercado pelos problemas que uma população tão vasta tem e pelos recursos limitados que tem”, referiu Narendra Modi, antes de elogiar a sua população.
“O povo indiano mostrou que a sua força e potencial coletivo são incomparáveis, mesmo quando comparados com os países mais poderosos e prósperos do mundo”, continuou o líder do Executivo indiano, citado pela agência Reuters.
No sábado, a Índia, um país com 1,3 mil milhões de habitantes, anunciou um desagravamento significativo das medidas de confinamento a partir de 8 de junho, com exceção para alguma regiões onde a pandemia continua a fazer muitas novas infeções.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 366 mil mortos e infetou mais de 6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe