O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta quarta-feira que o Governo está preocupado com o eventual cruzamento de duas epidemias – covid-19 e gripe sazonal – no próximo inverno.
António Lacerda Sales falava esta quarta-feira na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal quando foi questionado sobre os alertas da Ordem dos Médicos para a encomenda de vacinas da gripe, numa altura em que se fala de uma possível segunda vaga de covid-19.
O governante concordou com a ministra da Saúde, Marta temido, que disse ser importante encomendar vacinas da gripe. “É uma matéria muito importante. [Temos que prever] o eventual cruzamento de duas epidemias no próximo inverno, nomeadamente a epidemia de gripe sazonal com a eventual epidemia covid”, disse o secretário de Estado.
Esta é uma matéria que recupera o Governo, disse ainda o secretário de Estado, dando conta que o Governo está atento a esta situação.
“Estamos a tratar dos procedimentos concursais que já foram iniciados e vamos acompanhar com muita atenção [este assunto]“, disse, citado pelo jornal Público, relembrando que a cobertura da vacina da gripe sazonal em Portugal é superior a 70%.
A garantia do Governo, observa o Observador, chega depois de a Ordem dos Médicos ter alertado que se deve acelerar o processo de aquisição de vacinas contra a gripe sazonal.
“É fundamental que nessa altura tenhamos os nossos cidadãos protegidos, pelo menos contra a gripe sazonal”, disse à Rádio Renascença Miguel Guimarães.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe