/

Macron garantiu a Costa que portugueses de regresso a França não ficarão em quarentena

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro recebeu esta terça-feira a garantia do Presidente francês de que não será imposta qualquer medida de quarentena aos portugueses que regressem a França através da fronteira terrestre com Espanha.

A revelação foi feita por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.

Num gesto de amizade e de profundo reconhecimento pela Diáspora portuguesa em França, @EmmanuelMacron garantiu-me hoje que nenhuma medida de quarentena será aplicada aos nossos concidadãos que se apresentem na fronteira terrestre com Espanha de regresso a casa”, escreveu o líder do executivo português.

E acrescentou na mesma rede social: “À França: o nosso sentido agradecimento. À Comunidade portuguesa em França: comme d’habitude, cá vos esperamos no verão”.

António Costa tinha revelado esta manhã que manteve “uma longa conversa telefónica” com o chefe de Estado francês sobre o plano europeu de resposta à crise económica e social criada com a pandemia, depois de ter falado nos últimos dias com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

O primeiro-ministro português comentava o plano franco-alemão para a criação de um fundo de recuperação europeu de 500 mil milhões de euros baseado em subvenções.

No entender de António Costa, trata-se de uma “excelente proposta”, contudo, deixou um alerta: há ainda “importantes” aspetos em aberto. “Como é que esse dinheiro se distribui entre os diferentes Estados-membros? Será nos termos tradicionais dos fundos comunitários, por transferência, ou será por empréstimos, o que limitaria que muitos países possam aceder em condições de igualdade? questionou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.