/

Faith é a primeira Inteligência Artificial que consegue “chorar”

1

Assistentes virtuais como a Alexa ou a Siri não são “emocionais” nem “expressivas”. Porém, agora, uma startup do Reino Unido está a tentar criar uma Inteligência Artificial que consiga chorar de forma convincente e transmitir “profunda emoção humana”.

A Sonantic, uma empresa de tecnologia britânica, criou a primeira voz sintética que imita as emoções humanas. Os resultados do seu trabalho foram apresentados num vídeo que começa com um diálogo de personagens com vozes geradas por inteligência artificial e inclui choro e frases pronunciadas de forma expressiva.

Até agora, as vozes sintéticas usadas, por exemplo, em assistentes virtuais como o Siri, da Apple, ou o Alexa, da Amazon, tinham um tom padrão e discreto.

De acordo com o Tech Crunch, o produto oferecido pela Sonantic – um editor de áudio que já está a ser testado com criadores de jogos ajuda a produzir o som de textos escritos a expressar emoções como os humanos fazem ao reproduzir as suas falas.

A empresa trabalha com artistas para gravar amostras de vozes com as quais a Inteligência Artificial gera posteriormente os seus modelos de voz sintética, e também para entender como usamos as nossas vozes para expressar sentimentos e humor.

“Investigamos detalhes da voz, nuances da respiração. A voz tem de contar uma história por si mesma”, disse Zeena Qureshi, uma das fundadoras da Sonantic, em declarações ao TechCrunch.

Os programadores desta tecnologia explicam que seria útil especialmente na indústria de videojogos e, por esse motivo, gravam milhares de linhas de texto sonoro para diferentes situações e personagens.

Com o novo método, poderão modificar as frases automaticamente se tiverem de expressar, por exemplo, um estado de cansaço após uma corrida com respiração pesada.

No entanto, segundo os empresários, o objetivo não é substituir os atores, mas dar novas ferramentas à indústria de comunicação e entretenimento.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.