Mãe reencontra-se com falecida filha de 7 anos em realidade virtual

Em 2016, Nayeon, filha de 7 anos de Jang Ji-sung, morreu devido a uma doença incurável. Três anos depois, a mãe reencontrou-se com a menina num mundo virtual criado para um documentário televisivo.

Na quinta-feira, a Munhwa Broadcasting Corporation partilhou um vídeo do documentário especial, intitulado “I Met You”, na sua página no YouTube, com as cenas cortadas entre o mundo real e o virtual.

No cenário, Jang está à frente de um enorme fundo verde, com óculos de realidade virtual e luvas hápticas – uma tecnologia que permite ter a sensação de tato e a sensação de maleabilidade e resistência de objetos dentro de um ambiente virtual.

O reencontro na realidade virtual é extremamente emocional. Jang parece começar a chorar no momento em que vê Nayeon virtual, enquanto o resto da família – pai, irmão e irmã de Nayeon – vê o encontro a desenrolar-se com expressões sombrias e lágrimas ocasionais.

Na simulação, a menina corre na direção da mãe a perguntar: “Onde estiveste, mãe? Pensaste em mim?”. “Eu faço-o sempre”, respondeu Jang, estendendo a mão para tocar Nayeon, conseguindo mesmo “segurar” a mão da menina virtual.

“Talvez seja um verdadeiro paraíso”, disse Jang sobre o encontro em realidade virtual, de acordo com o Aju Business Daily. “Eu encontrei-me com Nayeon, que me chamou com um sorriso, durante um tempo muito curto, mas é um momento muito feliz. Acho que tive o sonho que sempre desejei”.

A equipa de produção passou oito meses no projeto, tendo projetado o parque virtual em honra de um que a mãe e a filha visitavam no mundo real e usado a tecnologia de captura de movimento para registar os movimentos de um ator infantil que, mais tarde, seriam usados como modelo para a Nayeon virtual.

Jang disse que concordou em aparecer no documentário para fornecer conforto a “alguém que perdeu um filho como eu ou que perdeu um irmão ou um pai”. “Três anos depois, acho agora que devo amá-la mais do que sinto falta dela, para que possa ter certeza quando a encontrar mais tarde”, acrescentou.

O processo pode não ter sido simples e o produto final pode não ter sido perfeito. Porém, agora temos tecnologia para recriar os mortos em realidade virtual – e as implicações disto são impossíveis de prever, escreve o Futurism. Pode ter sido necessária uma equipa inteira de especialistas para produzir “I Met You”, mas quão longe estamos de uma plataforma que permite que alguém faça upload de imagens de um ente querido e depois interaja com uma versão virtual dessa pessoa? Anos? Meses?

E há mais perguntas: Que tipo de impacto terá no processo de luto? Ver um ente querido em realidade virtual ajudará as pessoas a seguir em frente após uma morte? Algumas pessoas tornar-se-ão viciadas no mundo virtual, gastando cada vez mais tempo nele e menos no mundo real?

Várias startups estão já a preparar as bases para o futuro, compilando dados sobre pessoas vivas e mortas para que possam criar “avatares digitais” dessas pessoas. Outras empresas já estão a construir clones de robôs de pessoas reais.

Será necessária regulamentação? Em vez de permitir que as startups ofereçam ao público a possibilidade de interagir com versões virtuais dos seus entes queridos mortos, talvez se possa disponibilizar a tecnologia apenas a pessoas que foram submetidas a uma triagem com um psicólogo.

É difícil dizer o que pode funcionar, uma vez que esta oportunidade é um território desconhecido. Mas agora que entramos oficialmente nesta arena, temos muitas perguntas que precisamos de responder o mais rapidamente possível.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ao site Zap. Eu achei incrível essa notícia e compartilhei o link no meu Facebook. Peço por favor que me desculpem se não podia fazê-lo. Se tiver algum problema, eu retiro. Obrigado pelas ótimas notícias. Abraços

RESPONDER

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …