Mãe reencontra-se com falecida filha de 7 anos em realidade virtual

Em 2016, Nayeon, filha de 7 anos de Jang Ji-sung, morreu devido a uma doença incurável. Três anos depois, a mãe reencontrou-se com a menina num mundo virtual criado para um documentário televisivo.

Na quinta-feira, a Munhwa Broadcasting Corporation partilhou um vídeo do documentário especial, intitulado “I Met You”, na sua página no YouTube, com as cenas cortadas entre o mundo real e o virtual.

No cenário, Jang está à frente de um enorme fundo verde, com óculos de realidade virtual e luvas hápticas – uma tecnologia que permite ter a sensação de tato e a sensação de maleabilidade e resistência de objetos dentro de um ambiente virtual.

O reencontro na realidade virtual é extremamente emocional. Jang parece começar a chorar no momento em que vê Nayeon virtual, enquanto o resto da família – pai, irmão e irmã de Nayeon – vê o encontro a desenrolar-se com expressões sombrias e lágrimas ocasionais.

Na simulação, a menina corre na direção da mãe a perguntar: “Onde estiveste, mãe? Pensaste em mim?”. “Eu faço-o sempre”, respondeu Jang, estendendo a mão para tocar Nayeon, conseguindo mesmo “segurar” a mão da menina virtual.

“Talvez seja um verdadeiro paraíso”, disse Jang sobre o encontro em realidade virtual, de acordo com o Aju Business Daily. “Eu encontrei-me com Nayeon, que me chamou com um sorriso, durante um tempo muito curto, mas é um momento muito feliz. Acho que tive o sonho que sempre desejei”.

A equipa de produção passou oito meses no projeto, tendo projetado o parque virtual em honra de um que a mãe e a filha visitavam no mundo real e usado a tecnologia de captura de movimento para registar os movimentos de um ator infantil que, mais tarde, seriam usados como modelo para a Nayeon virtual.

Jang disse que concordou em aparecer no documentário para fornecer conforto a “alguém que perdeu um filho como eu ou que perdeu um irmão ou um pai”. “Três anos depois, acho agora que devo amá-la mais do que sinto falta dela, para que possa ter certeza quando a encontrar mais tarde”, acrescentou.

O processo pode não ter sido simples e o produto final pode não ter sido perfeito. Porém, agora temos tecnologia para recriar os mortos em realidade virtual – e as implicações disto são impossíveis de prever, escreve o Futurism. Pode ter sido necessária uma equipa inteira de especialistas para produzir “I Met You”, mas quão longe estamos de uma plataforma que permite que alguém faça upload de imagens de um ente querido e depois interaja com uma versão virtual dessa pessoa? Anos? Meses?

E há mais perguntas: Que tipo de impacto terá no processo de luto? Ver um ente querido em realidade virtual ajudará as pessoas a seguir em frente após uma morte? Algumas pessoas tornar-se-ão viciadas no mundo virtual, gastando cada vez mais tempo nele e menos no mundo real?

Várias startups estão já a preparar as bases para o futuro, compilando dados sobre pessoas vivas e mortas para que possam criar “avatares digitais” dessas pessoas. Outras empresas já estão a construir clones de robôs de pessoas reais.

Será necessária regulamentação? Em vez de permitir que as startups ofereçam ao público a possibilidade de interagir com versões virtuais dos seus entes queridos mortos, talvez se possa disponibilizar a tecnologia apenas a pessoas que foram submetidas a uma triagem com um psicólogo.

É difícil dizer o que pode funcionar, uma vez que esta oportunidade é um território desconhecido. Mas agora que entramos oficialmente nesta arena, temos muitas perguntas que precisamos de responder o mais rapidamente possível.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ao site Zap. Eu achei incrível essa notícia e compartilhei o link no meu Facebook. Peço por favor que me desculpem se não podia fazê-lo. Se tiver algum problema, eu retiro. Obrigado pelas ótimas notícias. Abraços

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …