///

Lembra-se do Spot, o cão-robô? Também está a ajudar na luta contra a covid-19

(dr) Boston Dynamics

A Boston Dynamics anunciou, na quinta-feia, que o seu robô quadrúpede Spot já está a ser uma preciosa ajuda no combate ao novo coronavírus num hospital de Boston, nos Estados Unidos.

O Hospital Brigham And Women da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conta agora com uma valiosa ajuda: o Spot está a ajudar na triagem remota de pacientes suspeitos de infeção por covid-19.

Esta máquina ao serviço da telemedicina está equipada com um iPad no qual se realizam videoconferências entre profissionais de saúde e pacientes.

O robô quadrúpede está a ser implantado como uma plataforma de telemedicina móvel, que permite aos profissionais de saúde contactarem remotamente com os seus pacientes. De acordo com um comunicado do hospital, o uso do robô ajudou a equipa de enfermagem a minimizar o tempo dedicado à triagem de pacientes potencialmente contagiosos.

Segundo o The Verge, num contexto em que a covid-19 entra em cena, a telemedicina ganha destaque como uma forma viável de evitar o contágio de médicos, enfermeiros e outros prestadores de cuidados de saúde.

O conceito é simples: ao reduzir a exposição dos profissionais de saúde através de robôs e outros meios de comunicação remota, conseguimos manter saudáveis os que estão na linha da frente do combate a esta pandemia.

Para ajudar outros profissionais de saúde, a Boston Dynamics lançou todos os seus arquivos de suporte robótico e de telemedicina com a atual configuração do Spot, de modo a ajudar outras plataformas de robótica móvel a aproveitar esta “pilha de hardware e software que desenvolvemos para ajudar os profissionais de saúde da linha de frente”.

A Boston Dynamics não quer ficar por aqui. A empresa quer tornar os robôs Spot ainda mais ativos na luta contra esta pandemia. O objetivo é tornar estes robôs capazes de executar tarefas como a medição de temperatura e cálculo da taxa respiratória usando a tecnologia de câmara térmica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.