/

Pandemia afetou até as previsões do tempo

3

Hugo Delgado / Lusa

A pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2 ) oriundo da China, está a afetar até as previsões meteorológicas.

Tal como explica a TSF, que dá conta de mais um dano “colateral” da covid-19, a pandemia levou à suspensão de milhares de voos em todo o mundo, fazendo com que a qualidade das observações e previsões meteorológicas diminuísse.

As previsões meteorológicas são feitas com dados transmitidos a partir de estações à superfície, satélites e balões atmosféricos, mas a informação mais relevante para os serviços meteorológicos chega através dos aviões.

Em declarações à mesma rádio, o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, explica que os sensores a bordo das aeronaves obtém milhares de observações do estado da atmosfera, transmitindo medições essenciais “concentradas num sistema designado por AMDAR”, sendo essa informação utilizada para fazer previsões.

Com a atividade das companhias aéreas quase totalmente reduzida, a informação que chega é cada vez menor. No final de março, estima-se, terá sido dez vezes inferior ao habitual, implicando automaticamente consequências para a previsão do tempo.

“Essa redução brusca da informação faz com que a qualidade das previsões começa a sofrer alguma deterioração. A estimativa que se faz neste momento é que a qualidade à superfície vai no mínimo diminuir 3% e a qualidade em altitude irá diminuir entre 15 a 20%”, disse ainda à TSF Miguel Miranda.

A pandemia da covid-19 já matou pelo menos 165.216 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00 desta segunda-feira, que dá conta de quase 2,5 milhões de infetados.

De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, foram registadas 165.216 mortos e pelo menos 2.403.410 casos de infeção em 193 países. Pelo menos 537.700 doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de mortes e casos, com 40.683 mortos para 759.786 casos. Pelo menos 70.980 pessoas foram declaradas curadas nos Estados Unidos.

ZAP //

3 Comments

  1. Mesmo que se enganem, e chove quando diziam que ia fazer sol, não há problema. Afinal a maioria das pessoas está em casa!

  2. O novo coronavírus (SARS-CoV-2 ) ORIUNDO DA China, muito bem! Não convém esquecer de onde veio e quem está a ganhar com isto tudo!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.