Compradores tradicionais já estão a avisar viticultores que não ficam com as uvas. Governo está a preparar soluções.
A vindima em Portugal no ano passado não foi famosa. Foi mesmo uma das piores. Mas a vindima em 2025 “será muito provavelmente ainda mais dramática”.
O aviso é da ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes, e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas, em comunicado enviado ao ZAP.
A associação lembra que, em 2024, muitos viticultores deixaram as uvas por colher; ou não encontraram compradores, ou o preço que lhes foi oferecido era sinónimo de prejuízo demasiado avultado, não compensava o trabalho.
O sector ficou então “mais crispado, menos unido e com muitos viticultores, produtores, comerciantes e exportadores a tentarem vender as suas empresas“, pensam em mudar de vida.
Em breve começa nova vindima e já há um alerta: compradores tradicionais já estão a avisar viticultores que não ficam com as uvas.
Além disso, o Instituto da Vinha e do Vinho ficou sem Conselho Directivo no início deste ano e, por isso, está numa “situação de indefinição e paralisia” – ainda por cima porque essa exoneração verbal ainda não foi formalizada pela tutela.
E ainda há factores externos: no início de 2025, as exportações estavam a crescer mas depois surgiram as tarifas de Donald Trump, presidente dos EUA, que vieram criar incerteza no comércio internacional.
O consumo de vinho está em queda, no geral, há “campanhas anti-vinho”.
Tudo junto, alega a ANCEVE, é uma “tempestade perfeita” que origina a “vindima mais negra de sempre” em Portugal.
Por isso, a associação já pediu à Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas uma reunião urgente.
Quando, na semana passada, houve um protesto dos viticultores do Douro, no Peso da Régua, o Governo assegurou que está a tratar do assunto, a preparar soluções.
O Ministério da Agricultura e Mar disse que vai “assegurar a sustentabilidade económica, social e ambiental” da região demarcada do Douro, com soluções focadas nos pequenos produtores.
As soluções, acrescentou o Governo, serão apresentadas em breve.