/

M3DIMAKER, a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados

A M3DIMAKER é uma impressora 3D especialmente desenvolvida para desenvolver comprimidos personalizados em apenas alguns minutos.

A FabRx Ltd, uma empresa de biotecnologia farmacêutica da University College of London (UCL) pioneira em impressão 3D de produtos farmacêuticos, lançou recentemente a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados em apenas alguns minutos.

Atualmente, os medicamentos são produzidos através de métodos de fabricação em massa que criam formas de dosagem com características idênticas. Estas práticas podem levar a doses inadequadas, resultando em efeitos colaterais indesejáveis ​​ou, pelo contrário, na falta de eficácia do tratamento em muitas populações de pacientes – nomeadamente crianças e idosos, que muitas vezes não conseguem engolir os medicamentos.

No caso especial da pediatria, os comprimidos são frequentemente divididos ou triturados para atender aos requisitos de dosagem para crianças, o que pode levar a erros de imprecisão e, ocasionalmente, ao uso incorreto de certos fármacos.

Apesar de haver uma necessidade clara de formulações farmacêuticas adequadas à idade, as técnicas convencionais de fabricação não fizeram, até ao momento, progressos significativos na criação de medicamentos personalizados.

No caso desta impressora farmacêutica, a confiabilidade da fabricação é assegurada pelo controlo de acesso por impressões digitais, que permite que só o pessoal qualificado possa utilizar este equipamento.

A impressora 3D é também equipada com procedimentos avançados de controlo de qualidade e todo o processo de impressão é filmado por uma câmara, de modo a assegurar o devido acompanhamento e detetar falhas durante a fabricação. Possui ainda um sistema de bicos alternados de impressão que permitem adaptar o sistema aos aos requisitos específicos do farmacêutico.

De acordo com a Manufactur 3D, este equipamento tem um grande número de aplicações no setor da produção de fármacos, desde a preparação de pequenos lotes para estudos clínicos e pré-clínicos até produtos farmacêuticos totalmente personalizados.

Dependendo do medicamento em causa, a preparação de um fármaco para um mês (28 cápsulas, por exemplo) pode ser realizada em, aproximadamente, oito minutos – o que revoluciona por completo a linha de tempo da fabricação de medicamentos.

Com a evolução das dosagens personalizadas, graças à tecnologia de impressão 3D, o fármaco pode, agora, ser completamente personalizado e adaptado para atender as necessidade de qualquer paciente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.