M3DIMAKER, a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados

A M3DIMAKER é uma impressora 3D especialmente desenvolvida para desenvolver comprimidos personalizados em apenas alguns minutos.

A FabRx Ltd, uma empresa de biotecnologia farmacêutica da University College of London (UCL) pioneira em impressão 3D de produtos farmacêuticos, lançou recentemente a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados em apenas alguns minutos.

Atualmente, os medicamentos são produzidos através de métodos de fabricação em massa que criam formas de dosagem com características idênticas. Estas práticas podem levar a doses inadequadas, resultando em efeitos colaterais indesejáveis ​​ou, pelo contrário, na falta de eficácia do tratamento em muitas populações de pacientes – nomeadamente crianças e idosos, que muitas vezes não conseguem engolir os medicamentos.

No caso especial da pediatria, os comprimidos são frequentemente divididos ou triturados para atender aos requisitos de dosagem para crianças, o que pode levar a erros de imprecisão e, ocasionalmente, ao uso incorreto de certos fármacos.

Apesar de haver uma necessidade clara de formulações farmacêuticas adequadas à idade, as técnicas convencionais de fabricação não fizeram, até ao momento, progressos significativos na criação de medicamentos personalizados.

No caso desta impressora farmacêutica, a confiabilidade da fabricação é assegurada pelo controlo de acesso por impressões digitais, que permite que só o pessoal qualificado possa utilizar este equipamento.

A impressora 3D é também equipada com procedimentos avançados de controlo de qualidade e todo o processo de impressão é filmado por uma câmara, de modo a assegurar o devido acompanhamento e detetar falhas durante a fabricação. Possui ainda um sistema de bicos alternados de impressão que permitem adaptar o sistema aos aos requisitos específicos do farmacêutico.

De acordo com a Manufactur 3D, este equipamento tem um grande número de aplicações no setor da produção de fármacos, desde a preparação de pequenos lotes para estudos clínicos e pré-clínicos até produtos farmacêuticos totalmente personalizados.

Dependendo do medicamento em causa, a preparação de um fármaco para um mês (28 cápsulas, por exemplo) pode ser realizada em, aproximadamente, oito minutos – o que revoluciona por completo a linha de tempo da fabricação de medicamentos.

Com a evolução das dosagens personalizadas, graças à tecnologia de impressão 3D, o fármaco pode, agora, ser completamente personalizado e adaptado para atender as necessidade de qualquer paciente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …