M3DIMAKER, a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados

A M3DIMAKER é uma impressora 3D especialmente desenvolvida para desenvolver comprimidos personalizados em apenas alguns minutos.

A FabRx Ltd, uma empresa de biotecnologia farmacêutica da University College of London (UCL) pioneira em impressão 3D de produtos farmacêuticos, lançou recentemente a primeira impressora 3D que fabrica medicamentos personalizados em apenas alguns minutos.

Atualmente, os medicamentos são produzidos através de métodos de fabricação em massa que criam formas de dosagem com características idênticas. Estas práticas podem levar a doses inadequadas, resultando em efeitos colaterais indesejáveis ​​ou, pelo contrário, na falta de eficácia do tratamento em muitas populações de pacientes – nomeadamente crianças e idosos, que muitas vezes não conseguem engolir os medicamentos.

No caso especial da pediatria, os comprimidos são frequentemente divididos ou triturados para atender aos requisitos de dosagem para crianças, o que pode levar a erros de imprecisão e, ocasionalmente, ao uso incorreto de certos fármacos.

Apesar de haver uma necessidade clara de formulações farmacêuticas adequadas à idade, as técnicas convencionais de fabricação não fizeram, até ao momento, progressos significativos na criação de medicamentos personalizados.



No caso desta impressora farmacêutica, a confiabilidade da fabricação é assegurada pelo controlo de acesso por impressões digitais, que permite que só o pessoal qualificado possa utilizar este equipamento.

A impressora 3D é também equipada com procedimentos avançados de controlo de qualidade e todo o processo de impressão é filmado por uma câmara, de modo a assegurar o devido acompanhamento e detetar falhas durante a fabricação. Possui ainda um sistema de bicos alternados de impressão que permitem adaptar o sistema aos aos requisitos específicos do farmacêutico.

De acordo com a Manufactur 3D, este equipamento tem um grande número de aplicações no setor da produção de fármacos, desde a preparação de pequenos lotes para estudos clínicos e pré-clínicos até produtos farmacêuticos totalmente personalizados.

Dependendo do medicamento em causa, a preparação de um fármaco para um mês (28 cápsulas, por exemplo) pode ser realizada em, aproximadamente, oito minutos – o que revoluciona por completo a linha de tempo da fabricação de medicamentos.

Com a evolução das dosagens personalizadas, graças à tecnologia de impressão 3D, o fármaco pode, agora, ser completamente personalizado e adaptado para atender as necessidade de qualquer paciente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Portugal em situação única no mundo". Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da "libertação total". …

Associação Mutualista Montepio com prejuízo consolidado de 86 milhões em 2020

A Associação Mutualista Montepio teve um prejuízo consolidado de 86 milhões de euros em 2020, após um lucro de nove milhões de euros em 2019, penalizado pelas perdas de 81 milhões de euros do Banco …

"Uma morte horrível". Suspeitas de erro clínico no caso de mulher atacada por bode

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu um inquérito à morte de uma mulher de 81 anos que foi atacada por um bode. Há suspeitas de que houve um erro clínico, com uma alegada …

"Ontem estava fantástico, hoje arrasta os pés". Ex-secretária falou da saúde de Salgado após uma vida de trabalho

A saúde de Ricardo Salgado está a degradar-se e sente-se, sobretudo, ao nível da memória, contou a secretária do ex-banqueiro, Tereza Araújo, em tribunal no âmbito do julgamento do antigo presidente do Grupo Espírito Santo …

Com foco na sustentabilidade, Apple anuncia iPhone 13

Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones. O evento ficou marcado …

Se Rangel arriscar (e estiver isolado), Pinto Luz poderá abdicar de uma eventual candidatura à liderança do PSD

A direção de Rui Rio avisou que "esta não é a altura para conjeturas nem debates internos", mas os bastidores continuam a agitar-se em torno da eventual sucessão do líder. "Tudo o que possa contribuir para …

Francisco Rodrigues dos Santos espera que autárquicas sejam o "momento de viragem do socialismo"

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, traça o objetivo para as eleições dos dia 26 de setembro: "conseguir mais autarcas eleitos do que em 2017". Em entrevista à Rádio Renascença, publicada esta quarta-feira, Francisco Rodrigues …

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …