/

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Trata-se de um aumento de 6% no número de novos casos relativamente a quarta-feira (5,6%), em linha com os crescimentos registados nos últimos dias.

A taxa de letalidade global (englobando todas as faixas etárias) encontra-se fixada nos 9,2%, aumentando para 11% nas faias etárias acima dos 70 anos.

O boletim refere ainda nove novos recuperados, elevando o número total de altas para 205. Há 1.173 pessoas internadas , estado 241 utentes nos cuidados intensivos.

Desde 1 de abril, 144 mil testes em Portugal. Destes, 52% foram realizados em hospitais públicos e os restantes (48%) em hospitais privados.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que está a ser equacionado um cordão sanitário em Castro Daire, no distrito de Viseu. Na região, há 64 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados.

As autoridades estão a fazer uma avaliação de risco a nível territorial, que depois será entregue à ministra da Saúde, Marta Temido. “Está a ser equacionado em articulação com as autoridades saúde municipais e com o mecanismo de proteção civil”, explicou.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado, António Lacerda Sales, revelou que nesta sexta-feira vão chegar “mais um milhão de testes e um milhão de kits”, dando conta que estes serão distribuídos de forma faseada até 17 de abril.

Também cinco milhões de máscaras cirúrgicas e 850 máscaras ff2 deverão chegar nesta sexta-feira, segundo o mesmo responsável do Governo.

Segundo António Lacerda Sales, foram encomendadas 52 milhões de máscaras, sendo que 15 milhões destas já foram entregues. Outros 560 mil fatos de proteção integral foram também encomendados, dos quais já foram entregues 53 mil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.