/

Coronavírus não se transmite por via aérea, volta a avisar OMS

5

DFID - UK Department for International Development / Flickr

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou novamente no domingo para o facto de o coronavírus, responsável pela doença Covid-19, não se transmitir através do ar.

“O coronavírus é sobretudo transmitido através de gotículas geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala”, escreveu a organização, num alerta divulgado através das redes sociais, citado pelo Observador. “Estas gotículas são demasiado pesadas para ficar suspensas no ar. Rapidamente caem no chão ou em superfícies”.

No comunicado, a OMS referiu igualmente que “pode ser infetado ao respirar o vírus se estiver a menos de um metro de uma pessoa que tem Covid-19, ou ao tocar numa superfície contaminada e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos”.

“Para se proteger, mantenha pelo menos um metro de distância dos outros e desinfete as superfícies que são frequentemente tocadas. Lave regularmente bem as mãos e evite tocar nos olhos, boca e nariz”, acrescentou a nota, que surge na sequência de uma revisão científica publicada no domingo pela OMS sobre a transmissão do vírus.

“As infeções respiratórias podem ser transmitidas através de gotículas de diferentes tamanhos”, pode ler-se nessa revisão. “Quando a as partículas têm entre 5 e 10 micrómetros de diâmetro, são consideradas gotículas respiratórias, e quando têm menos de 5 micrómetros de diâmetro, são consideradas núcleos de gotículas”, explicou o texto.

https://twitter.com/WHO/status/1243972193169616898?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1243972193169616898&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F03%2F30%2Foms-volta-a-avisar-que-o-coronavirus-nao-se-transmite-pela-via-aerea%2F

“De acordo com a evidência científica atual, o vírus da Covid-19 é maioritariamente transmitido entre pessoas através de gotículas respiratórias e rotas de contacto. Numa análise de 75.465 casos de Covid-19 na China, a transmissão pela via aérea não foi reportada”, lê-se ainda.

Como destacou a OMS, a transmissão pela via aérea “é diferente da transmissão pelas gotículas, uma vez que se refere à presença de micróbios dentro de núcleos de gotículas, que são genericamente consideradas como partículas com menos de 5 micrómetros de diâmetro, podem manter-se no ar durante longos períodos de tempo e podem ser transmitidas a outras pessoas a distâncias maiores que um metro”.

Um estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine, no qual conclui-se que o coronavírus responsável pela Covid-19 pode estar presente nas partículas mais pequenas, transmitidas pela via aérea, foi também apontado pela OMS.

Nesse estudo, os aerossóis foram gerados através de equipamento de “alta potência que não reflete as condições normais da tosse humana”, frisou a OMS, alertando ainda para o que estudos como este devem ser analisados com precaução e tendo em consideração que foram realizados em condições laboratoriais.

ZAP //

5 Comments

  1. O que poderá acontecer se uma pessoa infectada expelir gotículas em janelas de apartamentos de Edifícios altos. Essas gotículas não poderá contaminar pelo ar quando estiver próximo do solo, seja respirando o ar?

  2. isto denota bem a incapacidade e falta de civismo das pessoas da nossa sociedade/civilização. Vamos sofrer a maior crise economica mundial das ultimas decadas por uma paragem forçada da produção e da economia em geral porque… não conseguimos viver condicionados por uma distancia social e mudar habitos de higienização para prevenir a propagação de virus entre nós proprios. triste sina a nossa.

  3. A OMS no expoente máximo da sua incompetência e malvadez. Neste preciso momento são milhões de vidas humanas equacionadas por falta de uma resposta séria da OMS no que respeita à pandemia por sars-COV-2.
    Ainda se lembram quando em Janeiro a OMS achava que isto não era grave o suficiente para se tomar as devidas medidas e precauções dando sinais errados aos países e suas populações.
    Há um estudo cientifica que prova que as ditas gotículas podem voar cerca de 8 metros, e que o vírus pode permanecer no ar.
    Portanto tanto a OMS, tal como a Graça Freitas na DGS, em última estância devem vir a ser julgados pelas mortes que poderiam ser evitadas se desde logo tivessem agido como lhes compete.
    Então não se devia usar máscara?
    Porque é que a DGS não está a salvar pessoas com tratamento posto em prática pelo mais reputado Virulogista do Mundo, o Prof. Didier Raoult?
    Didier Raoult adverte, que o tratamento com hidroxicloroquina (Plaquinol) para ser eficaz e resultar deve ser ministrado logo no inicio da sintomatologia de Covid-19 e não quando os doentes já estão nas últimas!
    Ora em Portugal parece que estão a fazer precisamente o contrário!
    Se assim for a DGS deve ser responsabilizada por todas as mortes que poderiam ter sido evitadas.
    Quem é G. Freitas ou os “pseudo-experts” portugueses ao pé do Didier Raoult?
    Vamos acreditar em quem, nos embusteiros ou no Mestre?

  4. Como sempre a nossa capacidade absoluta de aceita a extrema ignorância de quem nos deve governar, para quando a eleição de grupos de gente entendida e séria para cada sector social e económico do nosso pais, será que teremos de esperar mais 50anos para nos libertarmos deste fluxo constante de entrada e saída dos mesmos corruptos e burros políticos, porque não entregar a gestão do nosso pais aos diplomados de cada sector social e económico, ás universidades p.exp. é la que se formam os bons especialistas que depois exportamos para as melhores empresas do mundo, ficando cá para nos extorquir os formados ao fim de semana com diplomas de Drs.
    Que cada gestor ou politico seja obrigado a prestar contas pelo seu trabalho e seja responsabilizado tal com acontece com os empresários, que em caso de gestão fraudulenta ou por azar de uma pandemia tenha que encerrar o seu negocio, vê também todos os seus bens particulares serem arrestados.
    Assim é em Portugal.
    Fernando Neto

  5. Curiosidade essa pandemia é uma espécie de um resfriado forte ou não?

    Se sim, o refriado está presente na vida diária da humanidade desde quando?

    Até hoje parece que não existiu uma vacina poderosa para extirpar o resfriado da raça humana,
    porque essas feitas na correria seriam diferentes?

    Vamos ficar nessa de ficar comprando vacinas e prendendo pessoas dentro de casa e servindo de ratos de laboratório até quando, até matar a todos de fome, de suicidio….?

    Quem é que vai pagar nossa contas que não para de chegar?

    Se todos temos que ficar em casa, as contas nunca deveriam chegar até nós, que negócio que esse!!!

    Otário é outro, só defende isso quem não tem necessidades materiais e só pensa em mesmo ou está tirando proveito da situação. Quem precisa alimentar e proteger suas familias, não pode ficar aceitando tudo como se não existisse outros caminhos.

    Nossa contas, etc tem que ser pagas pela OMS, maçonaria, igreja católica, Bill Gatts e seus defensores e ponto.

    Isso pra mim é um genocídio global, virus pode até matar, mas essas ideia de parar o mundo estão matando e vão matar muito mais do que qualquer virus. E ainda mais com essas loucuras ditariais dos governantes e imprensa que são verdadeiros propagando caos, terror, medo e espancamento. Uma mentira contada mil vezes vira uma verdade.

    Será que tudo isso é por causa da tal agenda 2030? Uma limpeza global… parece que todos já venderam suas almas em nome dela.

    Eu não vendo a minha por nada, alma = psique, posso até morrer mas morrerei com a conciência limpa de querer ajudar a todos.
    Que a pessoa receba tudo em dobro tudo que desejar pra mim, pois só desejo bem pra vocês.

    Meu tio pegou esse virus, mais nem o mundo e as obrigações pararam por causa disso, ele está lá se tratando, e nós fazendo nossa parte.

    Todo mundo sabe o que precisa ser feito em sua relação a sua vida, isso a vida ensina pra cada um, se não estariamos aqui até hoje, a vida é só sua e de mais ninguém, cada um no seu quadrado, e não queira invadir o quadrado de ninguém.

    Nada compensa trocar meia dúzia por 6, tenta melhorar de uma lado e rebentando tudo em volta, isso é falta de lógica, não pode colocar os sentimetos acima da razão….

    Uma hora a corda vai arrebentar se continuarem a só querer só tirar, liberdade, empregos..

    Vocês teram a capacidade de aguêntar a carga que estão colocando nas costas dos outros de volta? cada um tem que carregar sua cruz, se não aguênta peça ajuda e se trate, mais não coloque sua cruz nas costas de ninguém isso é covardia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.