/

Há quatro lares com idosos infetados. Lar em Famalicão está sem funcionários

Um lar em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, com 33 utentes, está sem funcionários a trabalhar, depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus. Ministra da Saúde diz que há quatro lares com idosos infetados em Portugal.

De acordo com a proprietária e gerente da Residência Pratinha, um lar privado em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, os 18 funcionários daquele equipamento estão “ou com teste positivo ou em quarentena”, estando os 33 utentes a ser acompanhados por ela, a diretora técnica, “que está grávida”, e uma enfermeira.

“Queremos ajuda, que reintegrem os utentes ou nos arranjem pessoas para nos ajudar”, afirmou Teresa Pedrosa em declarações à agência Lusa, explicando que já entrou em contacto com a Segurança Social, a delegada de saúde e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Segundo a proprietária, a Segurança Social disse que “como é um lar privado, o caso tem que ser tratado com a Saúde Pública”. “A delegada de saúde disse que temos de ficar as três com eles. O que é impossível”, afirmou.

O mais velho dos utentes tem 94 anos e o mais novo 55, “mas tem HIV”. “São pessoas de alto risco”, alertou. A familiar de uma utente contou à Lusa que tinha sido contactada pela direção sobre “a possibilidade de acolher em casa” a sua familiar.

Mais tarde, essa possibilidade passou a certeza, com um telefonema da delegada de saúde de Vila Nova de Famalicão, a querer saber se poderia “acolher em casa” a sua familiar. “Ela disse que não encontra solução para os idosos”, contou.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão contou que a autarquia foi informada “hoje de manhã [sábado] da existência do problema”. Recordando tratar-se de “uma instituição privada”, a mesma fonte referiu que “o caso foi entregue às entidades regionais de Saúde e de Proteção Civil”.

“A Câmara está a acompanhar a situação com preocupação e está disponível para ajudar, dentro das duas possibilidades e competências”, referiu a mesma fonte, contando que “foi acionada ajuda ao nível da disponibilização de refeições”.

“Tinham de ter pensado num plano de contingência”

Este domingo, na conferência de imprensa sobre a situação da pandemia em Portugal, a ministra da Saúde, Marta Temido, avançou que há, neste momento, quatro lares com idosos infetados em Portugal (dois no Norte e dois na área de Lisboa).

Sobre a situação em Famalicão, a governante diz estar preocupada e relembrou que “estas instituições têm de ter um plano de contingência“, como tinha sido dito há vários dias.

“Tinham de ter pensado sobre como é que deviam preparar-se para responder a situação deste tipo, ter profissionais de segunda linha de prevenção para poder intervir, ter equipas a funcionar em espelho”.

Questionada sobre os casos concretos de infeção em funcionários de lares de idosos no país, Graça Freitas remeteu responsabilidades para as autoridades locais. “Existe um delegado de saúde, que tem de ser chamado para resolver situações e avaliar riscos de exposição”.

Dez utentes de lar em Belas infetados

Dez utentes da Casa de Saúde da Idanha, em Belas, concelho de Sintra, estão infetados com o novo coronavírus, disse à Lusa o presidente daquela autarquia, salientando que “a situação está controlada”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, em declarações à agência Lusa, naquele concelho estavam registados, até perto das 19h30 de hoje, “20 casos, dos quais dez estão neste lar“, Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, “que estava já a ser monitorizado pela Câmara, com as entidades de saúde”.

O autarca explicou que foram primeiro detetados dois casos suspeitos e “assim que se soube que era oficial, imediatamente se fez análises aos utentes todos e aos trabalhadores”.

Por aquele lar, onde vivem algumas pessoas e onde outras se deslocam diariamente para consultas, passam todos os dias “cerca de mil pessoas”.

“Logo que soubemos que havia duas pessoas infetadas, fizemos um desinfestação total do lar. Neste momento a situação está controlada e estamos a acompanhá-la”, referiu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.