/

Ataques informáticos aumentam devido ao novo coronavírus

Os ataques informáticos estão a aumentar em Portugal devido ao novo coronavírus, alertou esta quarta-feira a Polícia Judiciária.

A Polícia Judiciária tem relatado a existência, em Portugal, de várias campanhas de phishing, nas quais os piratas informáticos se fazem passar por outras entidades, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em comunicado citado pela TSF, a PJ sublinha que corre em Portugal um SMS que, supostamente, informa que de acordo com a lei estão a ser aplicadas medidas extraordinárias e que todos os cidadãos deverão ser vacinados.

De acordo com a mesma mensagem, a vacina tem um custo que, posteriormente, seria reembolsado depois do registo num site, mas tal não passa de uma fraude.

Além disso, há também várias campanhas de phishing onde os piratas informáticos tentam obter dados pessoais através e-mails fraudulentos, fazendo-se passar pela Organização Mundial de Saúde. Há ainda sites e aplicações que aparentam divulgar informação em tempo real sobre a pandemia, mas que estão orientados para este tipo de ataques informáticos.

Segundo a Renascença, há esquemas de fraude digital partilhados por e-mail ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal.

No comunicado, a Judiciária lembra que situações de crise internacional costumam ser exploradas por quem usa a Internet de forma criminosa, dando exemplos dessas tentativas de aproveitamento já detetadas desde o início de fevereiro.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 198.000 pessoas, das quais mais de 7.900 morreram e 82.000 recuperaram.

Em Portugal, o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados nesta terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS) esta quarta-feira ao final da manhã. Segundo o organismo, há ainda 351 casos a aguardar resultados laboratoriais e 6656 pessoas em vigilância.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.