/

Força Espacial de Trump trabalha “bem de perto” com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos “bem de perto” com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa Space X.

A informação foi avançada pelo tenente-general David Thompson, o segundo responsável por esta Força Espacial, o sexto ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos.

“Já estamos a trabalhar bem de perto com Elon Musk e com a Space X”, disse o responsável em declarações ao portal GEN, dando conta que este ramo pretende também fazer com alguns contratos com a Blue Origin de Jeff Bezos.

E continuou: “Estamos a trabalhar com os proprietários e com os operadores destas empresas para ver quais são as suas capacidades e tecnologias”, disse.

Na mesma entrevista, Thompson esclareceu o que fará na prática esta Força Espacial que, desde que foi anunciada por Donald Trump, foi alvo de troça e críticas.

Para além de procurar identificar lançamentos de mísseis hostis e levar a cabo outras missões de vigilâncias, a Força Espacial será também responsável por manter as comunicações, GPS e satélites militares, segundo adiantou o responsável.

Thompson recusou ainda que a criação desta força seja algo semelhante ao Star Trek ou ao Star Wars, esclarecendo que as fardas utilizadas não serão de elastano nem terão capas. Na verdade, considerou, é necessário olhar para este projeto mais como um outro qualquer assunto associado à defesa dos Estados Unidos e menos como algo associado à ficção.

“Uma das principais razões para a criação da Força Espacial está relacionada com a ameaça que enfrentamos da Rússia e da China no Espaço. Sei que a visão que passa lá fora é de algo semelhante ao Star Trek ou ao Star Wars ou até de lutas na galáxia (…) [Mas a questão essencial] reside no domínio espacial”, explicou, dando conta que não espera travar batalhas na Lua ou em Marte – não é esse o objetivo desta força.

A Força Espacial existirá “porque é necessário assegurar que as capacidades espaciais estão lá para as pessoas no terreno [na Terra]”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.