/

“Tralha socrática”. PS debaixo de fogo após escolha de Vitalino Canas para o Constitucional

16

José Sena Goulão / Lusa

Vitalino Canas, ex-deputado e ex-porta-voz nacional do PS no Governo de Sócrates

A escolha de Vitalino Canas, ex-deputado e ex-porta-voz do Governo de José Sócrates, por parte do PS para integrar o Tribunal Constitucional está a gerar uma onda de críticas. Do Bloco de Esquerda ao PSD, passando por elementos do próprio PS que lamentam que Canas representa a “tralha socrática”.

Manuel Alegre e Ana Gomes são dos poucos socialistas que reconhecem publicamente o desagrado com a escolha de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional (TC). O PS escolheu o ex-deputado e o juiz Clemente Lima para sucederem a Cláudio Monteiro e a Clara Sottomayor no TC, gerando uma onda de indignação que vai da esquerda à direita, passando pelo próprio seio socialista.

A Sábado apurou que no seio socialista se considera que Vitalino Canas, que foi porta-voz nacional do PS quando Sócrates esteve no Governo, além de desempenhar vários cargos políticos, faz parte do que chamam de “tralha socrática”.

A proximidade do ex-deputado a Sócrates gera desconforto e a ex-ministra da Justiça do Governo PSD/CDS, Paula Teixeira da Cruz, repara que “o mais certo é que a Operação Marquês [na qual José Sócrates é arguido] vá parar ao TC”, o que levantará dúvidas quando um homem que é considerado “um fiel amigo” do antigo primeiro-ministro for chamado a pronunciar-se.

“É mais uma tentativa do PS de capturar a máquina da Justiça“, acusa Teixeira da Cruz, lamentando o que define como “uma politização extrema do TC”, conforme declarações à Sábado.

Ana Gomes e Manuel Alegre não falam de Sócrates, mas manifestam também o seu desagrado com a escolha, preferindo realçar a proximidade de Canas ao mundo dos negócios.

“Com todo o respeito pela pessoa, acho que não é uma boa escolha“, salienta Manuel Alegre à Sábado, realçando que não tem “um perfil adequado” porque tem estado, sobretudo, “mais ligado à actividade política e empresarial“.

“Vitalino Canas está muito conotado com o mundo dos negócios. Não me parece que seja o caminho mais acertado para a transparência e para a limitação da promiscuidade entre as instituições e os negócios, sobretudo numa instituição como o TC”, acrescenta Alegre, defendendo uma escolha com “um perfil mais incontestável”.

Ana Gomes entende também, em declarações à mesma revista, que Canas “não tem perfil” e manifesta igualmente a sua preocupação com a “ligação ao mundo dos negócios”.

“É muito estranho que a proposta para o TC implique uma redução do número de mulheres”, diz ainda Ana Gomes.

Já Alegre lamenta que o PS não tenha negociado as escolhas com os parceiros de esquerda, considerando que “não são boas notícias para a dignidade das instituições nem para a estabilidade”.

O Bloco de Esquerda já veio criticar as escolhas do PS para o TC, referindo que Canas, em concreto, “será a voz da precariedade no TC“. O deputado bloquista Pedro Filipe Soares lembrou que Canas foi nomeado pela Associação das Empresas de Trabalho Temporário (ETT) como o Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário, frisando que é “conhecido por acompanhar o sector de actividade que mais precariedade tem no nosso país e de ser o garante dessa precariedade por voz dos seus patrões”.

Entretanto, pelas redes sociais corre uma fotografia em que Vitalino Canas surge ao lado de José Sócrates, num jantar entre amigos, a par de outras figuras ligadas ao PS. A imagem foi divulgada pela TVI em Setembro de 2015, com a indicação de que Sócrates tinha assistido ao debate televisivo entre António Costa e Passos Coelho, na campanha eleitoral para as legislativas desse ano, na companhia de “familiares e amigos socialistas”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

16 Comments

    • Quanto tempo mais precisas para acordar?!
      As “notícias” de Facebook fazem cada vez mais vítimas!…
      Se o ZAP estivesse à espera de sugestões de notícias vindas de seres limitados como tu, provavelmente já não existiria….

  1. É por isso que temos a justiça, toda enliada em corrupção. E que não se pense, que são apenas 2 ou três elementos. São muitos mais. Parece que pouco e pouco, o PS, está preparando a máquina da justiça, para que, pelo menos o processo de Sócrates, venha a prescrever. é deveras lamentável, que cada vês mais, se escolham, os piores para esse órgão de soberania. É também por isso,que o chega e outros partidos destes, vão ganhando cada vez mais votos. As pessoas estão fartas destes grupos de malfeitores. E o presidente da republica! nada diz?

    • Porque razão a Procuradoria Geral da República mandou arquivar o processo “Tecnoforma” (do célebre Al Coelho!!)que sacou 7,8 milhões de euros à União Europeia, quando esta diz que foi cometida fraude com os fundos disponibilizados no tempo do amigo Relvas? Porque foi arquivado o processo dos Submarinos do Portas pela mesma Procuradora Geral da República? Porque foi Sócrates preso sem que houvesse prova concreta que justificasse a prisão preventiva? O PS é que pretende “manipular” a justiça, segundo diz este iluminado Casimiro, mas o PPD e o CDS é que têm os proveitos dos dislates da mesma e dos seus apaniguados!! Outro caso é o da venda do Pavilhão Atlântico ou da ANA, ou da TAP, ou do BES ou do BPN!! A propósito do BPN, diga lá quando é que os bandidos que delapidaram o Banco e o erário público em milhares de milhões de euros, são presos?? A culpa também é do PS, seu burro??

  2. Está tudo a voltar aos bons velhos tempos do faroeste. É lítio, aeroporto, comboios, políticos a mandar nos juízes e a condicionar a livre investigação por parte do ministério público, alterações de leis para tirar às autarquias o poder de veto no caso do lítio, nomeações destes artistas para o constitucional…
    Depois admirem-se que o CHEGA vá crescendo.

  3. É inacreditável… ou não! Como é possível que um gamador de gravadores a jornalistas, possa merecer algum respeito, quanto mais para integrar o Tribunal Constitucional. Espero só que um dia o Povo acorde.

  4. Quando será que nos vemos livres desta gentalha que faz de todos nós estúpidos. Somos mesmo um povo de brandos costumes que assistimos a tudo isto de forma tão serena.

    • tralha cavaquista, tralha socratica, trapa barrosista, tralha venturista, tralha marcelista é só tralha e o povo não aprende que a politica só o engana o tempo todo.

        • e a tua tralha salazarista, a tralha coelhista, a tralha passista, a tralha araujista, a tralha mendista, a tralha josefista e outras tralhas como tu que abundam por ai infelizmente aos montes para não esquecer do teu bandido que deu cabo da vida a milhões de tugas que os obrigou a dar o salto para França e dezenas de milhares de tugas regressaram num caixão de África ou na melhor das ocasiões feridos e estropiados que nenhum ouro deste mundo e do outro pode alguma vez pagar.

    • que fofinha que és então porque esperas e não escreves logo em vez de estares ao estilo gabarolas e aproveita e fala logo de todos os partidos porque nenhum se aproveita tal como tu.

    • Ó Joana força nisso, mulher! Diz o que te vai na alma! Seguramente não irias espantar muita gente. Acho que de um modo geral todo o povo conhece os podres da grande maioria da classe política.
      Manda isso cá para fora!

  5. e a tua tralha salazarista, a tralha coelhista, a tralha passista, a tralha araujista, a tralha mendista, a tralha josefista e outras tralhas como tu que abundam por ai infelizmente aos montes para não esquecer do teu bandido que deu cabo da vida a milhões de tugas que os obrigou a dar o salto para França e dezenas de milhares de tugas regressaram num caixão de África ou na melhor das ocasiões feridos e estropiados que nenhum ouro deste mundo e do outro pode alguma vez pagar.

  6. Ó António verdades e chapa vocês também devem fazer parte dos chulos da sociedade pela vossa conversa acho que gostam de serem enra…. Bad os do que verem a ver verdad

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.