Duas pessoas foram infetadas pelo coronavírus em Itália, comunicou o primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte, esta quinta-feira.
Os doentes em causa são dois turistas chineses que viajaram até Roma. Entretanto, foram internados e isolados no hospital Spallanzani, noticia o jornal italiano Corriere della Sera.
Segundo a Rádio Renascença, o quarto de hotel dos turistas foi selado e estão a ser feitas análises a outras pessoas que terão estado em contacto com os dois pacientes. Por enquanto, o seu estado de saúde permanece estável.
O ministro da saúde italiano, Roberto Speranza, admite não estar surpreendido com o surgimento de casos em Itália. Além disso, anunciou medidas preventivas para evitar que o surto de espalhe pelo país. Será marcada uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para discutir melhor a situação.
“A situação é grave, mas não há motivos para alarme. A situação está sob controlo”, garantiu o ministro. O Governo italiano já suspendeu as ligações aéreas com a China.
A Itália é o quarto país europeu a confirmar casos de infeção do coronavírus, sucedendo à França, Alemanha e Finlândia.
A Organização Mundial de Saúde declarou, esta quinta-feira, emergência de saúde pública mundial. “A única forma de ultrapassar o coronavírus é com todo os países unidos. Só podemos pará-lo todos juntos. Este tempo é para factos e não rumores, é tempo para solidariedade e não para estigma”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Adhanom informou ainda que já há oito casos de transmissão de coronavírus entre humanos, em quatro países para além da China: Alemanha, Japão, Vietname e Estados Unidos.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe