/

Joalheira de marido de Isabel dos Santos anuncia falência

6

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

A joalheira De Grisogono, detida parcialmente por Sindika Dokolo, marido da empresária Isabel dos Santos, anunciou que entrou em falência, depois de não ter conseguido encontrar um comprador e perante a acumulação de dívidas.

De acordo com a imprensa suíça, a decisão será anunciada hoje aos 65 trabalhadores na fábrica de Plan-les-Ouates, na Suíça, e surge na sequência da divulgação, por um consórcio internacional de jornalistas, da utilização de dinheiro público angolano nesta joalheira.

Na semana passada, em entrevista à agência Lusa, o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admitiu que entre os processos em investigação está o financiamento com dinheiros públicos da empresa pública de diamantes, Sodiam (200 milhões de dólares, 180 milhões de euros] para a compra da joalheira De Grisogono.

No despacho-sentença que determinou o arresto de bens de Isabel dos Santos, divulgado no final do ano passado, é dito que em audiência de produção de prova, ouvidas as testemunhas, resultou provado, entre outros factos, que, em agosto de 2010, o executivo angolano, chefiado então por José Eduardo dos Santos, decidiu comercializar diamantes angolanos no exterior do país.

Ficou também provado que “o ex-Presidente da República decidiu investir numa empresa suíça – De Grisogono/Joalharia de Luxo – que se encontrava em falência técnica em virtude de uma dívida para com os bancos UBS-Banco Cantonale de Genebra e BCV”.

Segundo a providência cautelar de arresto, ficou igualmente provado que José Eduardo dos Santos decidiu comprar a dívida da sociedade De Grisogono/Joalharia de Luxo junto dos bancos e “oferecer o negócio a Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, sua filha e genro”.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no dia de 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

EuroBic financiou De Grisogono

O Correio da Manhã avança também esta quarta-feira que o EuroBic financiou o marido de Isabel dos Santos em nove milhões de euros, em 2013.

O empréstimo em causa, conta o matutino, foi concedido à Euro Atlantic Asset Management, detida por Sindika Dokolo, e teria como objetivo expandir, em França, a atividade de distribuição de jóias de luxo da De Grisogono.

O empréstimo será sido aprovado a 9 de julho de 2013 pela administração do Banco BIC, que em 2017 mudou de nome para EuroBic. “O Conselho deliberou aprovar, com parecer prévio favorável do Conselho Fiscal e de acordo com as condições aprovadas em Conselho de Crédito, um financiamento à sociedade de direito suíço denominada Euro Atlantic Asset Management“, pode ler-se na ata da reunião a que o Correio da Manhã teve acesso.

O Correio da Manhã escreve ainda na sua edição desta quarta-feira que este empréstimo terá sido refinanciado e está em incumprimento.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Que conveniente, só p/ quem é lelo. E o governo português ainda nada fez. Quem está a frente do EuroBic ?? o Teixeira dos Santos não fosse politico não é? É todo GENTALHA, daqui a nada temos o EuroBic a ir tb á falência. Espero que não sobre p/ os contribuintes portugueses.
    Já há mais de 1 década que Estava á espera que esta marosca surgisse. Portugueses não se deixem enganar de novo por estes politicos de M—- que comem tudo e não deixam NADA.

  2. A culpa não é do dinheiro, mas do mau uso que se pode fazer com ele.
    Só Grandes Homens é que não se deixam corromper (comprar) pelo dinheiro mas, infelizmente somos bombardeados com muitos casos de pseudo-sucesso, os quais não passam de ser “bonitinhos” para muitos de nós. É difícil dizer NÃO mas, tantas vezes é necessário essa atitude altruísta. Teresa de Calcutá foi uma dessas pessoas e nunca será esquecida. Há outras pessoas que também são assim mas, é difícil. Contudo, as grandes obras não se conseguem erigir sem muito trabalho e, por vezes, algum sacrifício. Julgo que se perguntarem ao casal Isabel dos Santos e o seu marido Sindika Dokolo o que acham do exemplo de vida de Teresa de Calcutá, provavelmente vão enaltecer com magníficas palavras mas não nos deixemos enganar com floreados hipócritas.

  3. Só não percebo como é que neste momento o ministério público ainda não “invadiu” os dois escritórios de advogados portugueses envolvidos em tudo isto.

  4. Mas que dois gatunos… com tantos milhões roubados e nem as contas pagam… os pilantras precisavam era de ir dentro quanto antes…

  5. Não vejo o dia em que mandamos todos os bancos dar uma volta ao bilhar grande e passamos a usar Bitcoin ou qq coisa do género. Acabam-se os intermediários corruptíveis de uma assentada. Corruptos vai haver sempre, mas pelo menos não põe mais em causa o sistema financeiro de toda a gente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.